Prato típico do oriente médio, o homus conquistou também o mundo ocidental como referência quando o assunto é sabor e nutrição. Rica em fibra e proteínas, a receita milenar preparada com grão de bico e pasta de gergelim (tahine) é perfeita para ser consumida como aperitivo e também como acompanhamento de carnes e peixes. Novidade é que a iguaria árabe acaba de ganhar novas versões que substituem o grão de bico por feijão-preto e sementes de abóbora, ervilha e ervas verdes, ou ainda feijão-manteiga, amêndoa e alecrim.

As novas receitas foram criadas por Anna Jones, cozinheira britânica e pupila do famoso chef inglês Jamie Oliver, que acaba de lançar o livro "Um jeito moderno de comer", publicado da Editora Alaúde. Dentre os ingredientes usados por ela nas adaptações do homus estão o brasileiríssimo feijão preto e até mesmo a ervilha. "Quem disse que não se pode fazer homus com ervilha? Espalhe-a sobre uma bruschetta ou finalize um simples risoto; as sobras podem até mesmo ser misturadas ao macarrão. Esta receita as crianças adoram. Às vezes adiciono um abacate para ter um pouco mais de cremosidade", ensina a cozinheira.

Novidades à parte, a origem do homus ainda continua incerta. Já o local de surgimento do prato é certamente o Oriente Médio. Acredita-se que a receita tenha surgido com os egípcios através da mistura do grão com vinagre, que formava uma pasta que após ser aprimorada acabou resultando no homus que consumimos atualmente.

A autoria da receita é disputada entre árabes, judeus e turcos. Já a primeira menção ao prato foi feita por Platão e Sócrates em aproximadamente 400 anos a.C, quando os filósofos enalteciam as qualidades do grão-de-bico para a saúde.

Pobre em calorias e rico em nutrientes, o grão de bico, principal ingrediente de homus contém vitaminas e minerais como ácido fólico, zinco e magnésio. Também possui fibras que ajudam na redução do colesterol, além de ser fonte importante de proteínas, potássio, fósforo, cálcio, vitamina A e ferro. Já a pasta de tahine usada no preparo da receita é rico em ômega 6 e ácido graxo, importante para reduzir o colesterol ruim (LDL) do sangue. O alimento também reúne importantes antioxidantes que ajudam a combater a ação dos radicais livres que atacam as células e causam doenças e o envelhecimento precoce.

RECEITA
Ingredientes1 lata (400 g) de feijão preto1 pimenta verde sem o cabo e grosseiramente picada (mais pimenta picada, o suficiente para finalizar)Um maço pequeno de coentro grosseiramente picado (mais coentro picado, o suficiente para finalizar)Raspas da casca e suco de 1 limão1 colher (sopa) de xarope de bordo ou melado de canaUm bom punhado de sementes de abóboraSal marinho e pimenta-do-reino moída na horaUm bom fio de azeite de olivaModo de preparoColoque todos os ingredientes, à exceção da quantidade extra de pimenta e coentro no processador e bata até obter a textura desejada. Prove e adicione mais sal e pimenta-do-reino, se desejar, e mais azeite ou água, se estiver muito espesso. Transfira para uma tigela. Misture a pimenta e o coentro extras com um pouco de azeite e regue a mistura.
Imagem ilustrativa da imagem Homus de cara nova
| Foto: Divulgação
(Receita do livro 'Um Jeito Moderno de Comer', de Anna Jones , editora Alaúde)