A 4ª edição do Festival Cozinha & Sabor está entrando na reta final. O evento promovido pelo Grupo Folha de Comunicação será encerrado na Vectra Store, no dia 5 de dezembro, quando serão revelados os grandes campeões das categorias "Petisco da Copa", "Lanche do Ano" e "Prato Principal". Os três finalistas de cada etapa da disputa prepararão ao vivo os pratos mais votados durante a competição e um júri formado por chefs e formadores de opinião elegerão os vencedores dentre aqueles que foram previamente escolhidos pelo público por meio da votação que aconteceu pelo site www.cozinhaesabor.com.br

Na categoria 'Petiscos da Copa', as finalistas são as receitas do bar ErreJota, do Pier Santa Monica e do Saidera Bar
Na categoria 'Petiscos da Copa', as finalistas são as receitas do bar ErreJota, do Pier Santa Monica e do Saidera Bar | Foto: Divulgação



Neste ano, o evento criado com o objetivo de movimentar a cena gastronômica da cidade teve início no mês de junho. Dezenas de estabelecimentos participaram do festival, mostrando a variedade que marca a culinária londrinense. Semanalmente, a Folha de Londrina publicou matérias com os participantes na coluna "Cozinha & Sabor", trazendo informações e curiosidade sobre os pratos.

Na primeira etapa do festival o público elegeu os três melhores "Peticos da Copa", dentre os nove participantes do concurso com suas porções e petiscos tipicamente de bares. Os mais votados foram: "Bolinho de Costela", do Saidera Bar; "Costelinha de Pacu", do Bar ErreJota; e "Bonelles Chicken Wings", do Pier Santa Monica.

Em relação ao "Bolinho de Costela" servido no Saidera Bar, Fabiano Costa, sócio-proprietário do estabelecimento, comentou tratar-se de uma receita exclusiva desenvolvida pelo seu chef e que já faz sucesso há alguns anos em Curitiba. Já o empresário Luiz Moretto, proprietário do bar ErreJota apostou na inovação do seu cardápio criando a porção "Costelinha de Pacu". Ele destacou que o peixe de água doce é muito saboroso devido a uma quantidade maior de gordura além de possuir uma textura única. O Pier Santa Monica foi eleito com seu famoso prato "Boneless Chicken Wings". Jenifer Marins, responsável pela elaboração do cardápio, ressaltou que o prato é preparado com com coxa e sobrecoxa desossada, apimentada e empanada.

Na categoria 'Melhor Lanche do Ano', a Taura Hamburgueria, o NYC Burguers e o Vegas Burger são finalistas
Na categoria 'Melhor Lanche do Ano', a Taura Hamburgueria, o NYC Burguers e o Vegas Burger são finalistas | Foto: Divulgação


A categoria "Melhor Lanche do Ano" teve como finalistas o "NYC Ribs", do NYC Burguers; o "Taura Gorgonzola", da Taura Hamburgueria; e o "Vegas Costela Premium", do Vegas Burger. Chef proprietário do NYC Burguers, Emerson Rolim de Jesus informou que o sanduíche "NYC Ribs"
tem cerca de 450 gramas e tem como um dos seus diferenciais o bacon cortado em lâminas crocantes que é assado de forma que toda a gordura é retirada e, por isso, fica muito sequinho sem perder o sabor.

De acordo com Cláudio Lazier, sócio-proprietário da Taura Hamburgueria, o "Taura Gorgonzola" foi escolhido para participar do concurso por ser um dos sanduíches mais elogiados pelos clientes. "É um lanche que se destaca pela mistura de sabores e texturas: o marcante do queijo com o adocicado da cebola, além do defumado do hambúrguer", comentou. Carro-chefe da hamburgueria Vegas Burger, o "Vegas Costela Premium" é feito com "carne 100% angus, que é mais marmorizada, mais suculenta e tem uma textura melhor comparada com outras", destacou Petterson Aquino, proprietário do estabelecimento.

Na terceira etapa do festival, foram escolhidos os três concorrentes mais votados da categoria "Prato Principal". Foram classificados como finalistas os pratos "La Rioja", do restaurante O Espanhol; "Picanha, Polenta e Maionese Dá Licença", do restaurante Dá Licença; e "Camarão ao estilo Nordeste da Tailândia", do restaurante Bangkok Garden. José Claro Ferreira, sócio-proprietário do restaurante O Espanhol afirmou que a característica mais marcante do prato "La Rioja" é o molho agridoce, preparado com laranja, mel (Karo) e mostarda. "É feito na hora e servido ainda fresquinho", enfatizou sobre a receita que inclui salmão grelhado, batata soutê, além de arroz com brócolis e usas passas.


Na categoria 'Prato Principal', os restaurantes O Espanhol, Dá Licença e Bangkok Garden são os três finalistas
Na categoria 'Prato Principal', os restaurantes O Espanhol, Dá Licença e Bangkok Garden são os três finalistas | Foto: Divulgação



Cintia Sehn, proprietária do restaurante Dá Licença, explicou detalhes do preparo da "Picanha com Polenta". "A picanha, de corte grosso, é feita na chapa sem óleo, temperada apenas com sal grosso. Já a farofa também leva pedaços pequenos de carne, o feijão é bem caseiro e consistente e a maionese com creme artesanal". Já o gerente Vinicius Miano do Bangkok Garden Bar e Restaurante ressaltou que o "Camarão ao Estilo Nordeste da Tailândia" é preparado no estabelecimento da mesma forma como a receita é servida na Tailândia. "Inclusive os ingredientes e temperos utilizados são os mesmos. A base desse prato é uma pasta de pimenta que importamos de lá" enfatizou.

Durante a competição que elegerá o grande vencedor de cada uma das três etapas do Festival Cozinha & Sabor também será escolhido o escolhido pelo público na categoria "Garçom Nota 10!". Além de terem sido publicadas semanalmente na edição impressa da Folha de Londrina, as matérias com detalhes de cada um dos concorrentes do Festival Cozinha e Sabor estão disponíveis no site do evento (www.cozinhaesabor.com.br). O festival tem patrocínio da Vectra Construtora e do Super Muffato.