Quando se trata de sobremesa a boca saliva de um jeito diferente, quando a sobremesa envolve chocolate… nossa expressão até muda e não importa o quão cheio se está após uma refeição bem feita, sempre há um espacinho para o doce.

O bolo Floresta Negra é composto por bolo de chocolate, chantilly e cerejas entre as camadas. Mas não é nada tão doce quanto parece. O bolo é coberto com creme de chantilly, cereja marrasquino e raspas de chocolate.

O interessante dessa receita é que seu surgimento foi nas culturas europeias, precisamente na Alemanha e na Suíça, e que, na maioria das vezes, é usado um licor chamado de Kirschwasser durante o processo de preparação. Com o passar dos anos, as Américas adaptaram a receita e, hoje, já não se utiliza mais álcool no seu preparo. Entretanto, segundo as tradições alemãs, o Kirschwasser é obrigatório na receita, sendo ilegal a venda do bolo sob o nome Floresta Negra sem o licor.

Este é o ingrediente que, com o toque característico de cereja e o teor alcoólico, dá o sabor ao bolo. Cerejas, chantilly e Kirschwasser foram combinados como sobremesa pela primeira vez na forma de uma receita com cerejas cozidas, que eram servidas com creme e o licor alemão, enquanto o bolo combinando cerejas, biscoito e chantilly, provavelmente surgiu anos depois.

Além de delicioso, o bolo de Floresta Negra é irresistivelmente lindo depois de pronto. A combinação de sabor e aparência, torna a sobremesa mais atrativa e saborosa. Essa receita, em especial, cumpre todos esses requisitos.

Floresta Negra

Ingredientes: 6 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de chocolate em pó, 1 xícara (chá) de óleo, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de água quente, 1 colher (sopa cheia) de fermento.

Cobertura e recheio: 1 litro de chantilly, 400 g de cereja em calda e raspas de chocolate para decorar (a gosto)

Modo de preparo: Bata as claras até o ponto neve. Acrescente as gemas e o açúcar, bata bem até que a massa fique homogênea e esbranquiçada. Junte (um a um com batedeira ligada) o chocolate em pó, o óleo, a farinha e a água. Por último acrescente o fermento, misture-o na massa sem bater, somente mexendo delicadamente, com um garfo ou até mesmo com um dos batedores da batedeira. Asse-o em assadeira média, untada e enfarinhada, ou se preferir, forre-a em todas as extremidades com papel manteiga, por 40 minutos. Prepare o chantilly, e divida-o em 2 partes, uma para o recheio e outra para cobertura (a parte da cobertura, deve ser menor que a parte separada para o recheio). Pique as cerejas (reserve cinco para decorar) e misture-as na parte do chantilly reservada para o recheio. Conserve as 2 partes na geladeira. Depois de frio, corte o bolo em 3 partes. Coloque uma parte no prato de servir. Umedeça cada parte com a calda das cerejas. Após umedecer a parte de baixo, espalhe o chantilly (recheio).

Monte as partes do bolo assim: Passe o chantilly (cobertura) sobre todo o bolo, decore com as raspas de chocolate e as cerejas inteiras. Ou então como sua imaginação mandar.