Doce deleite
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 05 de abril de 2018
Marian Trigueiros<br>Reportagem Local 

Se existe um doce extremamente versátil na gastronomia brasileira é o doce de leite. Pode ser consumido sozinho na forma pastosa ou em pedaços, como ser usado como ingrediente para receitas diversas, principalmente no recheio ou cobertura. Iguaria muito antiga resultante da necessidade de conservação do leite, a técnica de condensar um produto foi trazida à América pelos portugueses e espanhóis. Portanto, a "guerra" dos países vizinhos na disputa pelo melhor doce de leite é forte e vai muito além do Uruguai e Argentina. Em outros países há outras variedades do produto, sendo que a técnica e os ingredientes são, basicamente, os mesmos: leite, açúcar e, alguns casos, manteiga, fervidos até obtenção de uma pasta espessa e caramelizada. No Brasil, sem dúvidas, destaca-se a culinária mineira, famosa pelos quitutes e o doce de leite caseiro que já tornou-se patrimônio cultural.
Há quase 40 anos, a Uai Pão de Queijo Mineiro oferece o doce de leite em pedaços. Segundo a proprietária Cristiane Caputo, a receita é a mesma em todo esse tempo, feita pela cozinheira Cleuza Maria Oliveira, filha de mineiros. "O princípio doce de leite em pedaços é o mesmo do pastoso; o que muda é o ponto da receita e a finalização. Depois de apurar e engrossar, bate-se, de verdade, com uma colher no conteúdo da panela. A força da batida o deixa com uma consistência diferente. Este é despejado numa forma para, então, ficar 24 horas em repouso e, assim, ser cortado em pedaços. Por fora, o doce fica duro e, por dentro, cremoso", explica. Os pedaços, conforme ela, podem ser consumidos individualmente, durando bastante tempo em compotas ou, ainda, acompanhando um queijo ou dentro de bolos.
Nas diversas delícias disponíveis, o restaurante Cozinha de Lourenço possui duas sobremesas no cardápio que levam o doce de leite na composição. Um deles é o petit gateau, uma espécie de bolinho recheado, e o mais pedido é o bolo chamado "Bem Casado". De acordo com Ana Vitória Pagan, sócia-proprietária do local, trata-se de uma receita com pão de ló de massa bem leve e macia, que leva doce de leite no recheio e na cobertura. "Fazemos uma calda de doce de leite que é despejada quente na hora de servir e, por cima, amêndoas laminadas. Uma bola de sorvete acompanha o bolo. É a harmonia de sabores, texturas e temperaturas", comenta. O sucesso das sobremesas é tão grande que corresponde a metade dos pedidos das sobremesas que levam o imbatível chocolate. "O doce de leite é um ingrediente versátil na aplicação, combina com muitas frutas e agrada muitos paladares."

Fonte: Uai Pão de Queijo Mineiro


