Em 20 de março celebra-se o o Dia Mundial Sem Carne. A data surgiu em 1985 nos Estados Unidos por iniciativa das comunidades vegana e vegetariana que no mundo todo realizam ações de conscientização sobre os efeitos do consumo de carne e dos benefícios de uma dieta livre de produtos de origem animal. De acordo com a Ong Farm, apenas um dia sem consumo de proteína animal gera14kg a menos de CO2 na atmosfera; 24 m² de terras são poupadas; 7 kg de grãos deixam de virar ração e 3400 litros de água são poupados.

Estudo das universidades de Oxford e Minnesota (EUA), confirma mais uma vez que as escolhas alimentares impactam o ambiente. De acordo com a nutricionista pós-graduanda em Nutrição Clínica, Thalita Parra, a proteína está presente em feijões e leguminosas como "a ervilha, lentilha, o grão de bico , shimeji, shiitake, nozes e grãos como o gergelim". Parra ainda sugere alguns pratos. "Quiche de grão de bico, brownie de feijão preto, estrogonofe de grão de bico, hambúrguer de lentilha ou feijão".

As quiches tem receitas deliciosas para quem não come carne
As quiches tem receitas deliciosas para quem não come carne | Foto: iStock

Quiche de cebola e queijo gruyère

Ingredientes: 5 ovos; 1 e 1/2 xícaras de leite integral (360 ml); 160 g de queijo gruyere; 3 cebolas cortadas em meia lua; 300 g de massa folhada descongelada

Preparo: Em uma frigideira, coloque a manteiga e a cebola. Refogue em fogo baixo até que a cebola comece a murchar e diminuir de tamanho.Aumente o fogo para médio alto e até que a cebola esteja dourada. Desligue o fogo e reserve. Abra a massa folhada em uma assadeira de fundo removível de 21 cm, forrando o fundo e as laterais. Em uma tigela, adicione os ovos e misture com o leite. Rale o queijo gruyere e tempere com sal e pimenta. Misture com um batedor de arame ou espátula até obter uma mistura uniforme. Transfira as cebolas para a forma com a massa forrando o fundo. Cubra com a mistura dos ovos e leve a quiche para assar em forno preaquecido a 180° C por aproximadamente 45 minutos ou até que esteja firme. Sirva morna.

Moqueca de palmito

Ingredientes: 1/2 cebola grande; 300 g de palmito; 1/2 pimentão verde em tiras; 1/2 pimentão amarelo em tiras; 1/2 pimentão vermelho em tiras; 1 ou 2 tomates italianos picados; azeite de oliva; 3 colheres de sopa de azeite de dendê. 400 ml de leite de coco; coentro a gosto; pimenta vermelha ou malagueta a gosto; sal com moderação.

Preparo: Refogue a cebola picada com o azeite de oliva. Adicione aos poucos as tiras de pimentão, refogue em fogo médio por 2 ou 3 minutos. Adicione o palmito em rodelas grandes formando uma camada. Aos poucos, o azeite de dendê e a pimenta a gosto. Coloque os 400 ml de leite de coco e misture em fogo baixo , o depois o tomate. Inclua o sal e deixe cozinhar por 5 a 7 minutos em fogo baixo, mexendo para não grudar na panela. Apague o fogo, adicione o coentro picado, assim ele mantém sua textura, cor e aroma. Sirva com arroz.