A começar pela pipoca, o milho é literalmente um estouro e sinônimo de sucesso. Presente em receitas simples como um bolo de fubá igual aos feitos pela vovó, a gastronomia refinada também inclui o ingrediente em seus pratos e surpreende os convidados. O creme de milho com aspargos é um exemplo.

Da roça para a mesa, o milho chega ao consumidor de diferentes maneiras e, embora escondidinho pela palha o grão não seja tão comum nos supermercados, feiras e sacolões, sua popularidade se sustenta. Debulhado, cozido no vapor, no sachê ou na latinha, o milho é consumido no mundo inteiro e muitos produtos o utilizam como base. O óleo de milho, a margarina, a maionese são alguns.

Versátil, o milho serve a muitas receitas, do bolo à pamonha
Versátil, o milho serve a muitas receitas, do bolo à pamonha | Foto: iStock

Ícones da culinária brasileira, a polenta, a canjica, o curau e a pamonha fazem o milho reinar nas receitas e, com toques regionais ou pessoais, agradam um bocado. Fonte de calorias, fornece também fibras e é rico em antioxidantes. Quem gosta de milho sabe como é irresistível o encontro da manteiga com o milho quentinho. Ela se derrete toda e traz muito prazer. De tão respeitado, o milho ganhou uma ode de Cora Coralina e, na poesia "Oração do milho", Cora faz uma porção de homenagens ao grão. Vale a pena ler, se inspirar e quem sabe preparar algo.

Bolo de milho

Ingredientes: 1 lata de milho verde; 3 ovos;1 lata de fubá;1 pacote de queijo ralado tipo parmesão1 lata (a mesma lata do milho) de açúcar;1 lata de leite;1 colher de sopa de fermento;1/2 lata de óleo

Modo de preparo:

Bata no liquidificador durante dois minutos o açúcar, os ovos, o milho verde, o fubá, o leite, o óleo e queijo ralado. Em seguida, adicione o fermento em pó. Mexa com uma colher e coloque para assar por 40 minutos em forno médio.

Cuscuz paulista

Ingredientes:1 lata de milho verde; ½ xícara de chá de azeite; 1 lata de ervilha; 2 latas de sardinha ou atum; 1 cebola picada;1 lata ou caixa de molho de tomate; 2 latas de água; 1 pimentão; Cheiro verde, sal e temperos a gosto; 3 ovos cozidos; 100 ml de caldo de carne ou frango;3 xícaras de farinha de milho grossa; Tomate para decorar.

Modo de preparo

Refogue no azeite o molho de tomate,a cebola, o pimentão, ervilhas, milho verde, azeitonas, cheiro verde, sardinha, os temperos e caldo em tablete. Coloque a água e deixe ferver. Depois, coloque a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, tomates, sardinha. Coloque a massa na forma, deixe esfriar, e desenforme.