Dona de boas ideias é aquela convidada que ao juntar as panelas com a anfitriã, decide levar, ainda enformado, o tradicional cuscuz para o almoço entre amigos ou familiares. Prático, servido feito tira-gosto, entrada ou para complementar a refeição, o cuscuz tem história e várias versões - e consegue agradar a diferentes grupos. Conta a história que a origem do prato se deu na África e chegou ao Brasil graças aos portugueses. De lá para cá, fatias e fatias de cuscuz foram provadas e aprovadas em diferentes ocasiões.

Apimentado, de cortar com a faca ou miudinho do tipo finger food, cuscuz agrega à reunião. Pensando no gosto da freguesia, o sabor predominante é determinado por ingredientes como atum ou sardinha, que definem do que é o cuscuz. Quente ou frio, a estação ajuda a definir como vai chegar o prato que, de geração em geração, torna todo encontro mais gostoso.

Quente ou frio, a estação vai definir a temperatura do prato que torna tudo mais gostoso
Quente ou frio, a estação vai definir a temperatura do prato que torna tudo mais gostoso | Foto: Tina Fields/ iStock

O cuscuz é sucesso no Brasil – com as devidas particularidades nas diferentes regiões do país. O cuscuz paulista, por exemplo, muito consumido na região sudeste do Brasil, é feito à base de farinha de milho e é totalmente versátil, podendo ser feito, por exemplo, com frango, camarão, peixe e de muitas outras maneiras! O nordestino, por sua vez, é cheio de ingredientes, é um cuscuz simples que pode ser consumido, por exemplo, somente com manteiga por cima.

Já o marroquino é mais sequinho e sua base é difundida em empórios gourmets ou na área de importados dos supermercados. É um ingrediente curinga para se ter em casa e pode ser colocado nas mais variadas receitas. De todo modo, não existe uma receita única, que deva ser seguida igualzinha à risca. É sempre possível inovar, fazendo pratos com os ingredientes que você mais gosta ou, simplesmente, estão à disposição - na despensa ou na geladeira.

Cuscuz paulista

Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de azeite, 1 cebola picada, 1 lata ou caixa de molho de tomate,2 latas de água

1 lata de ervilha,1 lata de milho verde,1 pimentão, 2 latas de sardinha ou atum, cheiro verde a gosto, sal e temperos a gosto, 1 tablete de caldo de legumes ou do seu sabor preferido, 3 xícaras de farinha de milho grossa, 3 ovos cozidos, tomate para decorar.

Modo de preparo

Refogue no azeite, a cebola, o pimentão, as azeitonas, a ervilha, o milho verde, o molho de tomate, o cheiro-verde, a sardinha, os temperos e o tablete de caldo .Coloque a água, deixe ferver, coloque a farinha de milho e cozinhe. Unte a forma com azeite, e coloque os ovos, os tomates e a sardinha por baixo.Coloque a massa na forma, deixe esfriar e desenforme.

Cuscuz marroquino

Ingredientes: 1 copo americano /250 g de cuscuz marroquino (semolina), 2 copos americanos de água fervendo, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 tablete de caldo de legumes, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 6 colheres (sopa) de cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinho, 100 g de amêndoas laminadas e torradas, 4 colheres (sopa) de uvas-passas, 4 colheres (sopa) de damascos picados, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de salsinha picada

Opcional: Substituir as uvas passas, damasco e amêndoas por:,1/2 kg de camarões pequenos limpos picados,03 tomates sem pele picados

Modo de preparo

Em uma frigideira com azeite, frite a cebola, o alho, acrescente as amêndoas e salteie, em seguida adicione as uvas passas e o damasco. Em um refratário, dissolva o caldo de legumes em água fervente e adicione uma colher de manteiga, coloque todo o cuscuz nesta água, cubra e deixe descansar por 5 minutos para que o cuscuz absorva toda a água. Junte a mistura de amêndoas ao cuscuz e misture bem, acertando o sal e colocando pimenta a gosto. Salpique com salsinha picada.

Cuscuz nordestino: receita simples e gostosa leva coco ralado
Cuscuz nordestino: receita simples e gostosa leva coco ralado | Foto: Rodrigo Bark/ Divulgação

Cuscuz nordestino

Ingredientes: 250 gramas de farinha de milho: 1 pitada de sal, 50 g de coco ralado, 1/2 xícara de água

1/2 xícara de leite de coco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. Acrescente a água e o leite de coco aos poucos, até formar uma farofa bem úmida. Deixe descansar por 5 minutos.

Coloque na cuscuzeira sem amassar. Cozinhe por 15 minutos. Sirva quente com queijo coalho ou queijo mussarela em fatias.