Agora que o frio chegou de vez, não existe nada melhor que comidas quentes. Todo mundo ama uma sopa, um comida mais apimenta, mas nada se compara àquele docinho no pós-almoço ou até mesmo no café da tarde.

Os bolos e tortas também ganham espaço nesses dias gelados em muitos lugares, quando somados a um cafezinho... esse é o melhor dos paraísos. Muito popular até nos Estados Unidos, onde foi criado, o bolinho de caneca ganhou este nome porque "cup" em inglês significa xícara. E, antigamente, ele era assado na própria xícara.

O "cupcake" é um bolo com cobertura como qualquer outro e sem muitos segredos. A única diferença é que é feito em porção individual que, por tradição, deve ter 7 centímetros de altura (com cobertura) e 5 centímetros de diâmetro.

A primeira vez em que se tem registro do"cupcake" é 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms. Em 1996, foi aberta a primeira cupcakeria (ou fábrica de bolos) em Nova York, aumentando ainda mais a popularidade do cupcake.

O bolo de caneca é uma sobremesa simples e prática, perfeita para suprir a vontade de comer doce. Sua versão mais famosa com certeza é a de bolo de caneca de chocolate, mas se você quiser outro sabor, pode trocar o chocolate por 8 colheres de suco de laranja ou limão, por exemplo, para criar outros sabores de bolo.

Mesmo com o passar do anos e as diversas modificações, a depender do país, muitas coisas foram acrescentadas desde que a receita original ganhou popularidade. Hoje, ficou ainda mais fácil podendo ser feita no micro-ondas e em poucos minutos. Então, ajeite seus ingredientes, pegue seu café e deixe sua mesa posta.

INGREDIENTES: 1 ovo, 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó, 3 colheres (sopa) rasas de açúcar, 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de óleo, 1 colher (café) rasa de fermento em pó e 4 colheres (sopa) de leite. Para calda: 2 colheres (sopa) de achocolatado em pó, 1 colher (sopa) de margarina e 1/2 xícara de leite.

MODO DE PREPARO: Coloque todos os ingredientes dentro de uma caneca de aproximadamente 300 ml ou mais. Mexa até obter uma massa homogênea e leve ao micro-ondas por 3 minutos. Calda: Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio e misture até obter uma consistência grossa. Despeje a calda sobre o bolo assim que retirá-lo do microondas.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1