É com um dos pratos mais tradicionais da culinária japonesa que o Restaurante Kyodai participa do Festival Cozinha & Sabor. Servido com gohan, missoshiru, kobatim sunomoro, nimono, o Teishoku Especial concorre à categoria "Prato do Ano" no concurso gastronômico promovido pelo Grupo Folha de Comunicação.

Teishoku Especial :carro-chefe do restaurante Kyodai concorre ao Festival Cozinha & Sabor
Teishoku Especial :carro-chefe do restaurante Kyodai concorre ao Festival Cozinha & Sabor | Foto: Luiz de Paula/ Divulgação



"Há quatro anos, a comida tradicional japonesa ganhou da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. E o Teishoku Especial é o carro-chefe do nosso cardápio desde que abrimos o restaurante em Londrina, há 22 anos. Por isso escolhemos esse prato para participar do Festival Cozinha & Sabor", afirma Amauri Shimizu, proprietário do estabelecimento.

Ele explica que o prato é composto por várias especiarias da culinária oriental. "Entre elas o gohan, que é o arroz branco. O tempurá, que são legumes e camarões empanados. O yakizakana, que é o peixe grelhado, no caso a anchova. O missoshiru, que é a sopa de soja. E o sunomoro, que é um agridoce preparado com pepino. Tem ainda o nimono, que é um cozido japonês, e dois tipos de legumes da estação", detalha.

Shimizu informa ainda que o Teishoku Especial preparado no Restaurante Kyodai serve duas pessoas. "É um prato bastante completo e todo mundo que prova gosta bastante", garante. Em relação à bebida que melhor se harmoniza com o pedido, ele prefere deixar a critério do cliente. "Depende muito do gosto particular de cada um", enfatiza.

Ao incluir a culinária japonesa no Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade ou Patrimônio Oral ou Imaterial da Humanidade a Unesco definiu a cozinha nipônica como uma marca da variedade cultural e prova da criatividade infinita do ser humano. Também integram a mesma categoria, a culinária mexicana, a francesa, a dieta do Mediterrâneo da Grécia, Itália, Marrocos e Espanha e o kashakar da Turquia.

O título se refere aos costumes, as formas de fazer, maneiras de se expressar, os valores, as comemorações, os ritmos musicais, as lendas, o folclore e, obviamente, a gastronomia de um povo. A culinária japonesa foi agraciada neste último quesito no dia 4 de dezembro de 2013.

Restaurante Kyodai ( R. Gustavo Barroso, 168)
Atendimento de segunda a sábado, das 18h às 22 horas
Teishoku Especial - R$ 125