Cozinhar é misturar, adicionar, ferver, ralar, fritar, grelhar, assar e mais uma porção de etapas. Da escolha dos ingredientes ao servir, a prática transforma o alimento e também quem o prepara. Amantes da gastronomia, profissionais e bons bons de garfo encontram na Menu, escola de gastronomia localizada em Londrina, um prato cheio para o gosto que nutrem pela cozinha.

Os chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, da Menu Escola de Gastronomia: cursos para formar profissionais e também quem quer melhorar a performance na cozinha
Os chefs Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, da Menu Escola de Gastronomia: cursos para formar profissionais e também quem quer melhorar a performance na cozinha | Foto: Gustavo Carneiro



Segundo os chefs e sócios Ana Paula Lopes e Pablo Lussich, o público é bem variado e a troca de conhecimentos entre os alunos também enriquece a experiência. "O nosso curso Chef Profissional é completo e deixa o aluno pronto para o mercado. Entretanto, muitas pessoas nos procuram para cozinhar para a família, os amigos, assim como os donos de restaurantes que querem se atualizar e também chefs de cozinha de hotéis e resorts", contam. Com 11 professores, o aprendiz tem acesso não só aos conhecimentos técnicos, mas à bagagem cultural de quem compartilha a arte de cozinhar. "A experiência é dividida entre os próprios alunos também, pois são pessoas que viajam muito e as vivências se somam", acrescentam os chefs.


Na escola, que conserva a memória da casa dos avós de Ana Paula, há essência. Uma parte dos azulejos é original, há uma horta no fundo da casa e o gazebo com maracujá em flor convida a ficar mais tempo à sombra. Assim, o espaço físico e as disciplinas do curso transcendem as expectativas. "O feedback que nós temos é de que as pessoas se surpreendem e ganham muita maturidade ao ponto de inserirem novos hábitos à rotina - graças ao que vivenciam nesse período de convívio das aulas. Temos nove turmas formadas e oito em andamento", explicam os chefs. Além do curso Chef Profissional, a Menu Gastronomia oferece também cursos temáticos, de curta duração, com conteúdo específico. É o caso dos que ensinam a preparar marmitas fit e funcionais, lancheiras de escola, molhos clássicos para carnes e molhos, massas artesanais, confeitaria profissional, churrasco, cozinha vegana, entre mais de 80 opções. "O aluno participa do preparo, degusta o que preparou e aprende de maneira prática e divertida", detalham.


Do ponto de vista dos sócios e idealizadores da Menu Escola de Gastronomia, mais que matar a fome, a comida e seu preparo ampliam os relacionamentos e os deixam mais gostosos. "A cozinha abre portas. Hoje, a maioria das pessoas tem um espaço gourmet em casa e quer receber amigos, familiares e querem aprender a cozinhar de verdade". Durante o curso, os aprendizes também passam por desafios como preparar um jantar para 10 pessoas com R$80. "E conseguem". Ou ainda o de cozinhar com o que existe na geladeira e na despensa de um amigo, numa prova de criatividade e aproveitamento. "Entram no curso de um jeito, saem de outro e passam a encarar a cozinha de forma mais prazerosa porque passamos o conhecimento de forma leve e com muita prática".

Pablo Lussich, ao centro, com alunos do Curso Chef Profissional: os aprendizes têm acesso não só aos conhecimentos técnicos, mas à bagagem cultural dos professores que compartilham a arte de cozinhar
Pablo Lussich, ao centro, com alunos do Curso Chef Profissional: os aprendizes têm acesso não só aos conhecimentos técnicos, mas à bagagem cultural dos professores que compartilham a arte de cozinhar | Foto: Divulgação



Novos chefs, novas realizações

Até quem se julga um desastre na cozinha pode mudar o conceito de si? Os chefs da Menu apostam que sim: "Porque temos aulas de reconhecimento de utensílios e de alimentos, onde os alunos aprendem sobre afiação de facas e também a fazer a escolha correta dos alimentos, de acordo com a receita. Na sequência, o curso vai evoluindo para a variação de cortes, de métodos de cocção, receitas clássicas - até que chegamos a uma verdadeira viagem pelo mundo da gastronomia,da cozinha japonesa à crioula", reforça.

Habituada a viajar para conhecer restaurantes, novas técnicas de preparo e claro, comer, a relações públicas Cristiane Garcia Cid, 50 anos, considera-se uma amante de culinária intuitiva. Seu objetivo ao fazer o curso de Chef Profissional é colocar em prática um projeto social. "Quero ensinar as pessoas a cozinhar e ajudá-las na geração de renda". Recém-formada, Cid considera muito válida a experiência. "Aprendemos desde a prática de manipulação de alimentos, etiqueta e todo esse conhecimento traz mais respeito pelo alimento e pelo trabalho que existe por trás. Hoje valorizo mais os processos, o trabalho de um açougueiro, verdureiro e um padeiro porque são muito habilidosos no que fazem. Fora isso, fiquei ainda mais aberta a novas experiências e vi pessoas no curso encantadas com as descobertas que fizeram", conta.

Com uma brecha na agenda e mais tempo para si, Cintia Fonseca Pipolo, 47 anos, está bem adiantada no seu curso de Chef Profissional. A combinação das aulas práticas e teóricas a deixou mais segura para receber em casa. "Eu tinha medo de errar e agora sei fazer até a massa fresca. É uma realização. Eu cozinhava no dia a dia, não tinha muito tempo enquanto estava trabalhando. Essa experiência me fez ir mais para cozinha - minhas cobaias amaram. Sei que ainda há desafios, mas sigo cozinhando". Disposta a ir pra cozinha e a reunir à mesa, ela comemora: "Eu me formo em maio e sei que não adianta nada fazer o curso e guardar a apostila".
Atualmente, o Curso Chef Profissional, no período matutino, está com matrículas abertas.


Serviço:
Menu Escola de Gastronomia
Endereço: Rua Raja Gabaglia, 910 - Jardim Quebec, Londrina
E-mail: [email protected]
Fone: (43) 3025-5551