Acompanhamento de pratos típicos como a feijoada, a couve é um alimento versátil, acessível e com muitas propriedades. Suas folhas verdinhas são vendidas em maços com cinco ou seis unidades e possível aproveitar até mesmo os talos para farofas, sucos, caldos e o que a criatividade permitir.

De acordo com a nutricionista especializada em Clínica Funcional, Nicole Farht Burgo, a couve é uma hortaliça pobre em calorias e rica em nutrientes como cálcio, ferro, fosforo, vitaminas A, B, C, K e contém fibras que dão saciedade. "É um vegetal fácil de ser encontrado durante todo o ano e com preços acessíveis. Com diferentes variedades de folhas, a mais popular entre os brasileiros é a couve-manteiga", explica.

Ainda de acordo com a nutricionista, a couve ajuda na prevenção e tratamento da osteoporose, devido à quantidade de cálcio, magnésio na proporção ideal. Controla pressão arterial, glicemia e colesterol além de possuir propriedades anti-inflamatórias, antitumoral, antioxidante, proteção estomacal , melhora na imunidade, sono e humor. "As qualidades se estendem aos talos também, por isso é importante aproveitar tudo e variar no preparo: refogada ou cozida, na salada crua ou no suco verde. Quando submetida ao calor, perde vitaminas, mas o teor de carotenoides aumenta", orienta.

Para preservar os nutrientes e o tempo de armazenamento da couve congelada deve-se submeter ao branqueamento antes de irem para o freezer. "Mergulhe o vegetal já lavado em água fervente, deixe alguns minutos e, em seguida, afunde em água gelada. O choque térmico preserva cor, sabor e nutrientes", ensina.

Caldo verde: a couve preparada numa receita quentinha
Caldo verde: a couve preparada numa receita quentinha | Foto: iStock

Caldo verde

Ingredientes: 4 batatas médias, caldo de galinha;1 colher (sopa) de óleo;1 colher (sopa) rasa de sal ou a gosto; 5 xícaras (chá) de água;1 xícara (chá) de couve manteiga cortada em tiras; 1 lingüiça calabresa defumada cortada em rodelas

Preparo: Na panela de pressão, coloque a batata, o caldo de galinha, o óleo, a água e sal. Cozinhe por cerca de 10 minutos (começar a contar o tempo depois que a panela começar a chiar) até a batata desmanchar. Em seguida, bata tudo no liquidificador. Acrescente as rodelas de calabresa e ferva. Desligue o fogo e adicione a couve-manteiga.Na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons.

Dica: para incrementar e deixar o seu caldo verde mais gostoso, você pode adicionar temperos como louro e noz-moscada.

Charuto de folha de couve

Ingredientes: 20 folhas de couve; sal com moderação; água para cozinhar

Recheio: 2 xícaras de chá de arroz cru; 1 xícara de chá de carne moída;1 xícara de chá de tomate sem pele e sem sementes; sal e pimenta síria a gosto; Você pode adicionar também: cebola, pimentão, azeitonas.

Molho: 4 colheres de sopa de azeite; 8 tomates sem pele e picados; 100 ml de água; 12 folhas de hortelã fresca e picadas, sal e pimenta do reino a gosto; 1 dente de alho picado;1/2 cebola picada; Quem quiser usar molho de tomate pronto, fique a vontade.

Modo de Preparo: Passe rapidamente as folhas de couve em água fervente.Transfira-as para uma vasilha com água fria e gelo por cerca de 2 minutos, até esfriarem bem. Em uma tigela, misture todos os ingredientes do recheio e reserve.Em uma panela coloque a cebola e o alho para dourar no azeite. Adicione os tomates, água, sal e a pimenta do reino, misture bem. Cozinhe por 5 minutos, sempre mexendo até ficar com a consistência de molho de tomate. Desligue o fogo e adicione o hortelã picado.Agora, partimos para a montagem: sobre as folhas de couve distribua o recheio, enrole bem apertado, dobre as pontas para dentro. Disponha os charutos no fundo de uma panela com um pouco de molho, deixando as pontas voltadas para baixo. Espalhe o restante do molho, adicione mais um pouco de água até cobrir todos os charutos. Cozinhe em fogo médio, por uns 25 a 30 minutos.