Insípida, incolor e inodora. Assim, desde crianças, aprendemos o que é, para que serve a água e sua contribuição para a nossa saúde. De formulação química tão popular, a H2O está presente em nossa rotina até onde não vemos e assim deve ser. Está na banana, no morango e na melancia em abundância, mas essas frutas não dispensam a sua ingestão à parte. Mais do que matar a sede, a água é necessária para manter hidratado o organismo todo. Sem ela, as dores de cabeça, o intestino preso, a pele ressecada, são sinais de que a falta d’água traz mal.

Benta, com açúcar e essencial, a água tem sua simbologia. Cristalina, a publicidade bebe de fontes criativas para fazer da sua marca, a que mais sacia. A água com gás é a preferida de muitos e não passa esquecida. Junto com as campanhas pelo uso de menos descartáveis, as garrafas a tiracolo ficaram personalizadas e mais que modinha, se sustentam - basta ver nos ambientes de trabalho, cada um sabe que manter o bico molhado faz bem - a xícara, o copo ou a garrafa cumprem o papel.

Direto da fonte, com nome de santa ou da mina que se origina, a água é revigorante e, de acordo com a nutricionista Thais Martins Salomão, pós-graduada em Clínica Funcional e Fitoterapia, a necessidade fundamental da água tem explicação. “Ela é responsável por mais de 70% das funções que o organismo realiza. “A manutenção do metabolismo basal, oxidação de gorduras, eliminação de toxinas, transporte de nutrientes e bom funcionamento intestinal”, elenca.

A água é poderosa e não por acaso, a sabedoria popular ensina: água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Então, se você tem dificuldade, comece do começo e a cada dia vá aumentando o consumo de água. A urina clarinha é um bom sinal. Seu bem estar será outro e terás mais repostas do quanto esse líquido é mágico.

Mas lembre-se, nada de passar o dia todo na seca e querer mandar dois litros de água pra dentro, só quando chega a noite. Nosso organismo é inteligente e vai eliminar na mesma proporção. Para que todas as células sejam banhadas, beba água durante todo o dia, com sabedoria.

Água Saborizada

Ingredientes: Água filtrada, kiwi, pepino e folhas de hortelã.

Modo de preparo: lave bem os ingredientes. Em uma jarra, acrescente o kiwi, o pepino, a hortelã, o gengibre e complete com a água. É possível variar as frutas como laranja, limão, carambola e deixar a água ainda mais atrativa, conforme o gosto de cada um.