Desde a década de 1950 com a popularização da geladeira, a gelatina virou uma febre mundial.Versátil, prática e refrescante, ela permite a preparação de sobremesas simples e sofisticadas com texturas, sabores e coloridos diversos. Outro atrativo característico é que além de agradar o paladar, sua variedade de cores encanta os olhos de adultos e crianças. Além disso tudo, ainda faz bem à saúde e à beleza graças ao colágeno, substância que ajuda na sustentação da pele e atua na estrutura dos ossos e tendões.

Além da receita original, a gelatina também pode ser usada para incrementar mousses, pudins, milk shakes e até balas
Além da receita original, a gelatina também pode ser usada para incrementar mousses, pudins, milk shakes e até balas | Foto: Shutterstock



A palavra gelatina vem do francês gélatine, que faz referência ao gelo. Embora o surgimento da gelatina ainda gere controvérsias, a substância pode ser encontrada em duas versões. Existe a de origem animal, que é extraída de ossos, pele, cartilagens e tendões de bovinos e suínos. E também a de origem vegetal, obtida de algas, sendo a mais comum a ágar-ágar. Ambas são pobres em gordura, mas ricas em colágeno e aminoácidos.

Seja qual for a origem, a preparação da gelatina exige alguns cuidados básicos que devem ser observados na embalagem do produto. A versão em folhas é a mais indicada para sobremesas que exigem texturas com maior firmeza. Diminuir a quantidade de água na hora de dissolver a gelatina é outra maneira de garantir que a mesma fique mais firme. Outra recomendação é nunca ferver a gelatina ou as sobremesas feitas com ela, pois o poder de gelatinização perde a sua eficácia em temperaturas acima de 60ºC.

O tempo ideal de geladeira após a preparação da gelatina varia entre 8 horas e 24 horas, após esse período ela não endurece mais. Vale destacar que algumas frutas como o kiwi, o abacaxi, o melão e o mamão possuem uma enzima chamada bromelina que pode impedir a gelatina de se estruturar. Para evitar que isso aconteça, a dica é aquecer as frutas antes de usá-las, pois o aquecimento destrói essa enzima. Já o leite e produtos lácteos ajudam a reforçar o processo de gelatinização e estruturar melhor a gelatina, o mesmo acontece com os açúcares.

Para produzir os famosos cubinhos coloridos é só deixar armazenar a gelatina em formas rasas antes de levá-la à geladeira. Lembrando que cada sabor deve ser armazenado em formas separadas. Após adquirir firmeza, basta cortar a gelatina em cubos. Outra recomendação é deixar para cortar a gelatina pouco antes de servir para evitar que a mesma perca a estrutura firme.

A gelatina também pode ser usada pra incrementar outras receitas, como mousse, pudim, sorvete, panna cotta, bolo, doces, milk shake e até balas. Basta usar a criatividade para criar sobremesas inusitadas ou experimentar receitas já existentes que abusam da ousadia. Entre elas estão balinhas de gelatina com um leve toque de cachaça, milk shake de gelatina diet, gelatina incolor preparada com espumante e morangos. Lembrando que a gelatina incolor permite a criação de sabores das mais variadas frutas, bebidas e outros ingredientes.

Uma boa pedida para os dias quentes de verão é o suco de gelatina, que além de prático é saudável e refrescante. Para prepará-lo basta dissolver uma caixinha de gelatina em uma xícara de água fervendo e acrescentar um litro de água gelada. Também é possível acrescentar frutas e bater tudo no liquidificador antes de levá-lo à geladeira para chegar à temperatura desejada.


Na receita original ou misturada com frutas formando cremes, a gelatina sempre  é uma sobremesa que agrada a diversos paladares
Na receita original ou misturada com frutas formando cremes, a gelatina sempre é uma sobremesa que agrada a diversos paladares | Foto: Shutterstock



Receitas

GELATINA DE CHAMPAGNE COM MORANGOS

Ingredientes
1 pacote de gelatina incolor
187 ml de champagne ou espumante de sua preferência
morangos picados

Modo de preparo
Dissolva a gelatina incolor e sem sabor em 5 colheres de sopa de água e leve ao microondas por 30 segundos. Misture 400 ml de água natural e a sua taça de espumante (187 ml). Em taças de acrílico ou copos bonitos, coloque morangos picados e em seguida distribua o líquido nas taças. Leve a geladeira para endurecer e quando firmar, sirva.

BALA DE GELATINA COM CACHAÇA

Ingredientes
1 kg de açúcar cristal
1 copo (requeijão) de cachaça
2 copos de água
2 envelopes de gelatina incolor
1 envelope de gelatina vermelha ou a cor e sabor preferidos

Modo de preparo
Cozinhe tudo em fogo baixo. Quando ferver até subir, tire do fogo e deixe abaixar. Repita o mesmo processo até completar 20 minutos de cozimento.
Coloque em um refratário umedecido com água até endurecer (mais ou menos 12 horas) fora da geladeira. Corte em cubos e passe no açúcar cristal ou refinado.

SORVETE DE GELATINA DE AMORA

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com o soro
1 pacotinho de gelatina de amora

Modo de Preparo
Prepare a gelatina dissolvendo o conteúdo de uma caixinha em 250 ml de água fervendo e misture 250 ml de água fria. Bata no liquidicador com o leite condensado e o creme de leite. Despeje em um recipiente e coloque no freezer para endurecer. Retire e bata na batedeira por cerca de 10 minutos, até dobrar de volume. Despeje em um recipiente volte para o freezer até endurecer.