COZINHA& SABOR -

Considerado um clássico do forno, o bolo de fubá tem versões que agradam a todos


Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Simples e tradicional, o bolo de fubá é um verdadeiro convite para uma pausa para uma café da tarde, chá e até mesmo para começar o dia com mais energia. Puro, com goiabada, erva doce, laranja ou coco, cada um tem a sua preferência, mas difícil é encontrar degustador que ofereça resistência. Muito presente em festas típicas como as juninas ou julinas, o bolo seco é um sucesso. O seu ingrediente principal vem do milho e a farinha que resulta do processo é bastante empregada na culinária em outras tantas receitas como cuscuz e polenta, por exemplo.


De acordo com dados históricos, o fubá foi introduzido no Brasil pelos portugueses, mas passou a ser utilizado mais intensamente no século XVIII por tropeiros, muitas vezes para substituir a farinha de mandioca. Com diferentes versões de receitas, o bolo preparado na forma com furo é o mais comum, mas porções menores podem ser feitas de de bolo inglês, principalmente quando o número de convidados é menor e para evitar o desperdício. Mas quando a turma é grande, dá gosto de assar o bolo na maior e mais funda assadeira retangular da casa e depois ver que de tão gostoso, só sobraram farelos. Aproveite o clima e faça a sua melhor versão ou pegue aquela receitinha de vó certeira e torne o seu dia mais agradável e agrade toda a casa - conquistando pelo estômago. 




Bolo de fubá: fofinho ou cremoso ele tem muitas versões
Bolo de fubá: fofinho ou cremoso ele tem muitas versões | iStock
 


Bolo de fubá fofinho

Ingredientes: 2 ovos; 2 xícaras de leite; 2 xícaras de açúcar; 2 xícaras de fubá; 2 xícaras de farinha de trigo;1 xícara de óleo; 2 colheres (chá) de fermento em pó


Preparo:  Bata no liquidificador em velocidade alta, os ovos, o óleo, o leite e o açúcar. Quando estiver homogêneo, vá acrescentando a farinha e o fubá. A massa vai começar a ficar grossa, então ajude mexendo com uma colher.Quando estiver tudo bem misturado acrescente o fermento em pó e misture bem. Unte uma assadeira grande de buraco no meio com óleo e açúcar (de preferência cristal). Leve ao forno médio até dourar (cerca de 40 minutos). Espete um palito ou faca para ter certeza de estar assado.Quando estiver quase totalmente frio pode desenformar. Fica macio, não é um bolo de fubá seco e fica maravilhoso!


Bolo de fubá cremoso

Ingredientes: 4 ovos; 4 xícaras de leite; 3 xícaras de açúcar; 2 colheres de farinha de trigo; 1 e 1/2 xícara de fubá; 2 colheres de margarina; 100 g de queijo ralado; 1 colher de fermento em pó




Preparo: Em um liquidificador, misture todos os ingredientes até obter uma consistência cremosa.

Despeje a massa em uma forma untada e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180° C), preaquecido, por 40 minutos. Pode ser servido quente ou frio.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo