Na cumbuca, na tigela, em prato fundo e até na xícara. Os caldos combinam com o clima ameno e, bem servidos, pedem recipiente mais rico em comodidade do que estética. Se no passado sopa já teve fama de comida de enfermo ou associada a dietas restritivas e sem sabor, hoje há um universo de receitas para fazer dos caldos, sopas e cremes, entrada ou prato principal.

Há quem prefira as versões mais ralas e levinhas, que permitem ver o fundo do prato, pois o caldo quente é elemento principal da estação. Da polenta com cubinhos de bacon ao caldinho de mandioca salsa salpicado com cebolinha, cada um tem a sua receita e um toque pessoal para “assinar” a refeição. A fartura de mandioca é também ingrediente que permite ser a base de receitas e, em pedaços ou batida feito creme, rende um caldeirão para servir a família toda ou quem for convidado.

Caldinho de feijão pode até ser degustado no copinho para dar abrir o apetite e existem sopas de feijão tão tradicionais quanto completas. Com batatinha, cenoura, abobrinha e até folhas de repolho rasgadas, o preparo passava pela pressão e depois era engrossando na base da fervura – sem que fosse dado recado, o prato da noite de inverno chegava à vizinhança pelo aroma. Essa era a sopa da minha avó, uma sopa com sustância e com direito a pãozinho francês amanhecido para começar a se servir pelas beiradas. Assim as crianças eram ensinadas a não queimar a língua. Primeiro ela fritava cebola, alho e quando havia, cortava um bifinho para dar mais sabor e cor. De concha em concha, não sobrava nada. As sopas de escola também ficaram na memória de muitas crianças – até as feitas com macarrão parafuso.

Os caldos e sopas são pratos criativos e assim como muitas receitas que nasceram da necessidade, aceitam o que temos na geladeira ou no cesto de legumes. O caldo verde português é uma boa pedida no período: as batatas cozidas, mais as folhas de couve, tornam a pratada fonte de desejos e repeteco. E cada um tem seu jeito de deixar a sopa com a apresentação, conforme a ocasião. As folhas de couve ser picadinhas, parte batida no liquidificador e com tempero suave, são sinônimo de aconchego e quanto mais fria a noite estiver, melhor.

Sopa de abóbora cabotiá: com azeite e salsinha é puro sabor para revigorar as energias
Sopa de abóbora cabotiá: com azeite e salsinha é puro sabor para revigorar as energias | Foto: Shutterstock

Creme de cebola, de aspargos, de cenoura com beterraba e abóbora cabotiá surpreendem a cada colherada. Mandioca com peito de frango desfiado também tem fãs. Os complementos como queijo parmesão ralado, requeijão, cebola desidratada, ervas finas e até pimenta podem ser adicionados ao prato, ao gosto de cada um. Torradinhas, palitinhos salgados ou croutons fazem da mesa ou aquele cantinho um verdadeiro convite ao prazer de poder comer e se sentir mais feliz. A sopa pronta e cheia de ingredientes tem tanto afeto e seu efeito é como uma cartinha de amor, cercada de corações. Serve o corpo e a alma.

Baixas calorias

As sopas e caldos são também refeições que ajudam quem precisa manter a dieta equilibrada. Com propriedades e funcionais, economizar no sal é o principal segredo para ver resultados. Alguns temperos como cominho, noz moscada, açafrão e pimenta síria ou jamaica, louro e manjericão podem deixar a mesma base de receita com sabor de quero mais. A de tomate é um exemplo, além de leve e rica em fibras, tem a cor convidativa.

RECEITAS

Caldo de tomate

Ingredientes

Polpa e sementes de 10 tomates

½ xícara (de chá) de azeite extra virgem

3 dentes de alho

½ cebola

1 colher (de sopa) de folhas de manjericão

½ xícara (de chá) de água

1 pitada de açúcar, sal com moderação

Modo de preparo

Coloque no liquidificador os tomates, o manjericão, acrescente a água e bata até virar um suco. Em uma panela aqueça o azeite, doure a cebola, o alho e despeje o conteúdo do liquidificador. Quando começar a ferver abaixe o fogo. De vez em quando mexa para não grudar no fundo. Quando a água secar tampe a panela, pois o molho vai começar a espirrar e pode lhe queimar. Deixe cozinhar um pouco mais, sempre mexendo. Só agora acrescente o açúcar e depois o sal.

Sopa de abóbora cabotiá

Ingredientes

1 abóbora cabotiá pequena

300 g de coxão mole picado em cubos

Caldo de carne feito em casa

2 dentes de alho

1/2 cebola, água, azeite, salsinha e cebolinha picadinhas, sal com moderação

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, rale no ralador fino, 1 dente de alho e um pouquinho de cebola, frite com azeite. Em seguida coloque os cubos de carne, desfaça 1 cubo de caldo de carne e coloque dentro da panela, coloque água até cobrir, o objetivo é que depois de a carne cozinhar fique um pouco de caldo para misturar com a sopa, prove o tempero. Tampe a panela e cozinhe a carne até desfiar, o tempo varia de fogão e panela.

Enquanto a carne cozinha, cozinhe a abóbora em outra panela, a abóbora deve ser em cubos com água até cobrir e com o outro caldo de carne junto. Cozinhe a abóbora até quase derreter. Abra a panela e retire a carne, mas guarde o caldo, em seguida desfie a carne e reserve. Em um liquidificador, coloque toda a abóbora sem o caldo, coloque de uma a duas conchas do caldo do cozimento da carne. Depois do creme obtido, frite em uma panela o outro dente de alho e mais um pouquinho de cebola ralados com azeite, coloque o creme de abóbora e a carne desfiada, prove o sal, coloque a salsinha e a cebolinha, não precisa ferver, ai é só servir quentinha.

Creme de ervilhas

Ingredientes

1 kg de ervilha fresca

1 folha de louro

Sal a gosto

Pimenta d

o reino branca e sal com moderação.

Modo de preparo

Coloque as ervilhas em uma panela, cubra-as com água e adicione a folha de louro. Leve ao fogo médio e cozinhe até a água ferver. Retire a folha de louro e bata as ervilhas e a água no liquidificador. Volte para a panela, tempere com o sal e a pimenta, mexa por mais 5 minutos e sirva.

Imagem ilustrativa da imagem Comida que aquece
| Foto: Shutterstock