Refrescantes e capazes de transformar a sensação de calor escaldante em prazer, os sorvetes são as delícias da vez quando as temperaturas se elevam. Em versões ao leite, de frutas, light, diet e até caseiras, as sobremesas no pote ou no palito são ícones de felicidade. A família em torno da mesa da sorveteria de interior em pleno domingo é mais que mera ilustração. O bebê, a avó, os adolescentes, todos se reúnem para tomar o geladão.

Não menos comum, o sorvete no palito, vendido no grito, torna a fresca ainda mais gostosa. Em sua simplicidade, o picolé que vai derretendo enquanto escapa da embalagem tem também um gosto de saudade, do que foi, no frigir do asfalto, talvez uma escapadinha da realidade.

Tem ainda aquela receita de sorvete preparada e servida na forma de pudim: passa de uma geração para outra e, em sua genuinidade, conquista. Capazes de surpreender, há receitas que chegam às mesas refinadas, como o sorvete de manjericão, tão surpreendente como marcante. Sirva-se das opções e crie versões para deixar a estação colorida, saborosa e divertida.

Com as altas temperaturas, os sorvetes são as delícias da vez
Com as altas temperaturas, os sorvetes são as delícias da vez | Foto: iStock

Sorvete Milagre


Ingredientes: 2 latas de leite condensado; 600 ml de creme de leite fresco bem gelado batido em chantiliy (picos moles)

Modo de preparo: Bata o leite condensado no liquidificador por 3 minutos ou até ficar com textura firme. Transfira para uma tigela e incorpore o chantily delicadamente (se desejar, acrescente gotas de essência de baunilha). Despeje em um pote com tampa e leve ao freezer até endurecer completamente (umas 3 horas). Sugestão: Experimente com outros sabores. Por exemplo, incorpore chocolate derretido ao leite condensado batido ou, depois de misturar o chantili, acrescente passas ao rum, raspas ou granulado de chocolate ou morangos levemente cozidos com um pouco de açúcar.

Pudim sorvetão

Ingredientes: 1 lata de leite condensado; 1 lata de leite (medida do leite condensado); 4 gemas

4 claras; 8 colheres de açúcar; 1 lata de creme de leite

4 colheres de chocolate em pó para caramelizar a forma

Modo de preparo: Passe as gemas em uma peneira; Adicione o leite condensado e o leite; Misture tudo, leve ao fogo e mexa, até formar um creme. Deixe esfriar. para preparar o segundo creme, bata as claras em neve com o açúcar; Adicione o creme de leite. Misture vagarosamente com outro creme, já frio. Caramelize a forma de pudim o chocolate em pó, lambuzando bem a forma.Despeje o creme e leve ao freezer por 3 horas.