|
  • Bitcoin 199.000
  • Dólar 5,4587
  • Euro 6,1923
Londrina

COZINHA & SABOR 5m de leitura Atualizado em 29/07/2021, 11:33

Chocolate vegano para os dias frios

Chocolate quente vegano ou o chai indiano são opções especiais para o inverno

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 02 de julho de 2021

Felipe Soares Luiz - Estagiário*
AUTOR autor do artigo

menu flutuante
O chocolate vegano, feito com leites vegetais, pode ser incrementado com especiarias
O chocolate vegano, feito com leites vegetais, pode ser incrementado com especiarias |  Foto: iStock
 

O frio chegou com tudo e, automaticamente, desperta o nosso desejo de tomar coisas quentes. Para quem pode, esse friozinho é ótimo para assistir série, ler um livro, mas para quem trabalha, nesse momento é sempre bom ter aquele companheirinho do lado. 

Hoje já é fato consumado que o café é o principal aliado para dar uma esquentada no corpo em dias muito gelados. Mas para quem não é do time do café, existem opções para ninguém passar vontade. A primeira delas é o chocolate quente, mas não um simples chocolate quente, é um chocolate quente vegano. Para fazê-lo é bem simples, desde que você tenha em casa os ingredientes que passamos a seguir.

Chocolate vegano

Ingredientes:

400ml de leite vegetal de sua preferência; 2 colheres de sopa de amido de milho; 100g de chocolate meio amargo (ou amargo) ou três colheres de sopa de cacau em pó + duas colheres de açúcar; 1 colher de sopa de cacau em pó. (Dica: o leite de coco é o mais indicado por ser mais doce e ter uma consistência melhor para deixar o chocolate quente cremoso, mas pode ser qualquer um feito em casa ou comprado pronto.)

Modo de preparo:

Primeiramente, com o leite ainda gelado, adicione o amido de milho e dissolva totalmente. Logo depois, acenda o fogo, acrescente o chocolate e mexa bem. Coloque os ingredientes opcionais, por fim, e mexa até incorporar tudo e ficar com a consistência desejada. Para servir, você ainda pode colocar marshmallow sob o chocolate quente ou pau de canela, assim como chantilly vegano com raspa de chocolate. 

A segunda opção é o Chai Latte, ou só chá indiano. O Chai da Índia é composto por especiarias e chá preto. Essa bebida, além de saborosa, tem muitos benefícios para a nossa saúde. Ou seja, além de aproveitar o Chai no inverno, você ainda cuida da saúde! Segue o passo a passo para fazer o seu.

Chai Latte

Ingredientes:

3 sementes de cardamomo; 2 canela em pau; 5 cravos da índia; 4 grãos de pimenta do reino; 1 e 1/2 xícara de chá de água filtrada; 1 colher de chá de gengibre ralado; 2 colheres de sopa de chá preto ou 2 sachês de chá preto; 1 e 1/2 xícara de chá de leite vegetal; Açúcar mascavo ou açúcar de coco a gosto.

Modo de preparo:

No fogo médio, coloque a canela, o cardamomo, o cravo, a pimenta e o gengibre com a água. Quando começar a formar bolinhas no fundo, desligue o fogo. Acrescente o chá preto e deixe em infusão por 6 minutos. Enquanto isso, em outro recipiente, aqueça e vaporize o leite (conforme a mesma instrução dada na receita de Macchiato de brigadeiro). Coe o chá com uma peneira e misture-o no leite vaporizado. Acrescente o açúcar a gosto. Para servir, polvilhe canela na espuma.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM