Cappelletti in Brodo: mais uma delícia da cozinha italiana
Cappelletti in Brodo: mais uma delícia da cozinha italiana | Foto: iStock

A origem dos cappelletti vem dos tortellini, considerados os magos da cozinha da Emília-Romagna que começaram a se espalhar entre as cidades de Modena e de Bolonha, por volta dos anos de 1600.

Por conta das dificuldades para levar alimentos de um lugar para outro nesse período, se cortavam quadrados de mistura de farinha e de ovos, que eram recheados de carne de porco, às vezes de mortadela, com queijo raladinho, e especiarias - o que, se pararmos para pensar, seriam os “filhos dos raviolis."

Os pasteizinhos acabavam mergulhados em brodo, um caldo de carne de boi ou de galinha, e eram oferecidos como entrada numa refeição. Certo dia, alguém resolveu mudar o formato que era feito a massa. Dobrou cada um dos quadrados na diagonal e, ao redor do seu dedo mínimo, habilidosamente enrolou o resultado. De forma mais engenhosa essa pessoa, selou as pontinhas da massa e obteve o aspecto do chapeuzinho, ou cappelletto. E logo, todo mundo que experimentava adorava a iguaria que se espalhou de vez.

Além da base primordial dos chapeuzinhos, os mestres-cucas de plantão adotaram outros ingredientes para a receita, acrescentando então a gema de ovo, a ricota, a mozzarella, o purê de abóbora, as uvas passas, frutas secas como as nozes e as amêndoas, ervas aromáticas, e eventualmente um toque de vinho ou licor.

Com o passar das décadas, cada lugar adotou uma nomenclatura diferente para a sua iguaria característica. Dos calzones do Vêneto, recheados com espinafres, presunto cozido e canela, aos marubini da Lombardia, com castanhas na composição. Dos calzones do Friuli, que levam na receita pó de chocolate, aos culingiones da Sardenha, enriquecidos por queijo de leite de ovelha, bem picante. Um prato de origem italiana, mas sem muitas complicações. Sinta-se à vontade e sirva-se de um bom Cappelletti in Brodo.

CAPPELLETTI IN BRODO

Ingredientes: 2 1/2 xícaras, de chá, de caldo de galinha, ou de carne, devidamente temperado, a gosto; 100g de cappelletti, preferivelmente de massa fresca; 1 taça de vinho tinto e queijo parmesão ralado para a finalização.

Modo de fazer: Leve o caldo a água fervente e acrescente os cappelletti. Após cozido, até que atinjam o ponto. Despeje o vinho tinto e coloque os cappelletti e o caldo em um recipiente adequado. Feito isso, complete com o queijo ralado. E está pronto seu prato.

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora