GASTRONOMIA -

Café: felicidade em doses diárias

Do tradicional coado ao elaborado café gelado, grão surpreende em todas as horas do dia

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Intenso, encorpado, moído na hora, em cápsulas ou solúvel. O café mantém a tradição de consumo e suas versões o tornam tão universal como plural. Da terra à torra, vários fatores influenciam no pacote em pó que fica nas gôndolas e vai para casa. Conservar em embalagem hermética contribui para manter a qualidade da bebida.  O modo de preparo e servir é pessoal, sendo que não há certo ou errado quando se trata de paladar. Como toda fruta, o café tem o seu açúcar e incluir adoçantes granulados ou líquidos é questão de gosto - o que não se discute.


No copinho americano, na xícara de ágata ou porcelana, que atire o primeiro grão quem nunca foi flagrado com o mindinho erguido ao saborear a dose de energia que alegra a qualquer hora. De aroma inconfundível, o café passado na hora mexe com a memória afetiva até de quem não partilha com tanto entusiasmo quando se trata do pretinho. "Eita cafezinho bom", é expressão tão popular quanto a variedade de marcas e, embora não seja novidade, há quem se surpreenda quando a roda de gastronomia é sobre cafés gelados e suas tantas variedades. A canela, o cacau, o chocolate, o malte e até a pimenta se misturam ao pó misturado ao leite e outros segredinhos - tornando o gelado verdadeiro desejo.

Longe se ser modinha, o café gelado é verdadeiro refresco para os dias quentes. Com nobreza,  coloca-se  à prova de paladares exigentes e com receitas até para as crianças e faz sucesso em cafeterias do mundo todo. Prove e compartilhe sua opinião e receitas. 



Café gelado

Ingredientes: 1 copo de leite gelado; 3 cubos de café congelado; 1 colher de sopa de açúcar; 2 bolas de sorvete de chocolate ou creme; 1 colher de sopa de ovomaltine; chantilly para cobertura, calda de chocolate; chocolate granulado

Preparo: Coloque no liquidificador todos os ingredientes, menos o ovomaltine, bata por 2 minutos ou até dissolver os cubos de café.

Depois de batido, acrescente o ovomaltine. Decore uma taça com calda de chocolate, despeje na taça e cubra com chantilli, decore com calda de chocolate e chocolate granulado. Sirva. 


Mousse de café

 Ingredientes: 1 lata de leite condensado;; 1 lata de creme de leite; 2 colheres de sopa de café forte solúvel; 200 ml de água

2 envelopes de gelatina incolor sem sabor.

Preparo:  Dissolva o café em 200 ml de água, hidrate a gelatina em uma lata de água morna. Bata tudo no liquidificador e despeje em forma de buraco untada com pouca manteiga. Leve à geladeira por 2 horas e sirva. 


Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo