Café misturado ao leite, raspas de chocolate e outros ingredientes dão mais sabor ao dia a dia
Café misturado ao leite, raspas de chocolate e outros ingredientes dão mais sabor ao dia a dia | Foto: iStock

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café do mundo. Essa bebida típica em todas as regiões do país, faz parte da maioria das mesas dos brasileiros, todos os dias. O cafezinho está sempre ali naquela refeição matinal e muitas vezes se estende para as demais ocasiões do dia.

É justamente por isso, que não faltam motivos para que se conheça as outras variedades de café de qualidade. Cada tipo de grão tem características próprias, podendo agradar ou não o paladar de cada um. Sabendo quais são essas diferenças, o processo de escolha se torna mais fácil diante da gama de opções que o mercado oferece.

De modo geral, o resultado final do sabor e do aroma do café, por exemplo, depende de vários fatores, desde a escolha do local de plantio aos processos de secagem e de torrefação do grão.É claro que, além dessa variedade natural, o café é muito versátil e possibilita combinações com diferentes tipos de bebidas e de receitas, do tradicional espresso ao cremoso cappuccino.

Tomar um bom café é uma excelente maneira de começar o dia. E a vantagem de apostar na bebida são as inúmeras possibilidades que ela oferece. Entre os tipos de café mais consumidos e que podem ser feitos em casa ou apreciados na padaria ou na cafeteria estão: espresso, cappuccino, Irish coffee, caffè latte, macchiato, mocaccino e o duplo.

Nesta receita especial vamos ver a receita do mocaccino. Um café cremoso que não deixa de lado a essência e o sabor delicioso do café tradicional, mas com um toque gourmet que faz toda a diferença na hora da ingestão.

Ingredientes: 2 colheres de café instantâneo; 2 colheres de sopa de açúcar; 2 colheres de chocolate em pó; Leite; Raspas de chocolate.

Modo de preparo: Misture o açúcar, o café e algumas gotas de leite e bata até ficar bem amarelinho. Acrescente o chocolate e misture bem. Ferva o leite e guarde a espuma. Acrescente o leite fervido na mistura. Por fim, é só decorar com a espuma do leite e com raspas de chocolate. Se preferir, também pode adicionar chantilly.

É fácil, rápido e fica uma delícia. Essa receita é apenas para uma xícara média, mas vale a pena estender as medidas para aquela visita especial. Viu como o café versátil inclusive nos sabores? Há quem prefira o clássico café preto, mas é sempre bom trazer novos gostos para o nosso paladar e passar por novas experiências gastronômicas.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

**

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.