O equilíbrio é base de uma boa alimentação e a figura da pirâmide alimentar não é mera ilustração. Mais do que fixada na memória, a prática da alimentação balanceada rende frutos para a saúde. Da quantidade de água ingerida diariamente, às proteínas, os grupos de carboidratos e alimentos reguladores possuem papel importante em todo o funcionamento do organismo.

Uma noite bem dormida e o bom funcionamento dos intestinos estão associados às escolhas do que comemos .Portanto, por mais que pareça papo de vó, a combinação de arroz, feijão, uma carne e uma salada, é um tradicional prato feito - carregado de sustância e sabedoria.

Legumes, frutas, verduras, grãos: variedade que se combina de várias formas
Legumes, frutas, verduras, grãos: variedade que se combina de várias formas | Foto: IStock

Educar o paladar pode ser uma etapa de adaptação e a oferta de folhas, verduras, frutas e grãos representa um leque de opções para fazer refeições tão variadas quanto saborosas ao londo de todo o dia. "Descascar mais, desembalar menos", é uma lição importante que os nutricionistas ensinam a seus pacientes e funciona. Ter disciplina diária pode exigir um esforço aparentemente grande no início, mas os resultados são animadores, aparecem de dentro para fora e contagiam.

Aproveite o começo do ano e, juntamente com as promessas anotadas na caderneta, faça do cuidado com a alimentação uma meta a ser cumprida com todo o prazer. Do momento da escolha na hora de ir às compras, o preparo e a degustação representam experiências ricas e de aprendizado. Crie, misture, incremente e encontre receitas para tornar as refeições leves, nutritivas e equilibradas.

Caponata de berinjela

Ingredientes

3 berinjelas (2 sem a casca); 1 pimentão verde; 1 pimentão vermelho; 1 pimentão amarelo; 1 xícara (chá) de uvas passas; 2 cebolas médias em rodelas; ½ copo (tipo americano) de vinagre; ½ copo (tipo americano) de água; ½ copo (tipo americano) de azeite; Orégano e alho a gosto. Sal com moderação.

Preparo

Corte as berinjelas em fatias e divida em tiras de 3 cm. Deixe de molho com água, sal e vinagre para não ficar preta (15 minutos), depois escorra. Corte os pimentões também em tiras, as cebolas, o alho, o orégano e misture tudo menos as passas. Cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora e 30 minutos, aproximadamente, mexa de vez em quando. Combina com pão italiano, torradas, biscoitos salgados.

Salada de verão

Ingredientes

Folhas a gosto (alface, rúcula, acelga e agrião); 1/2 lata de milho verde; 1/2 xícara de cubinhos de peito de peru; repolho roxo; cenoura ralada; 3 colheres de sopa de cebola cortada em fatias finíssimas; 1 colher de sopa de pimentão vermelho cortados em cubos.

Molho

2 colheres de chá de azeite; 1 colher de sopa rasa de vinagre. Sal com moderação.

Preparo

Forre a saladeira com as folhas, acrescente o repolho e a cenoura ralada. Misture os demais ingredientes em uma tigela à parte e sirva delicadamente sobre a salada. Para preparar o molho, bata vigorosamente todos os ingredientes com uma colher. Regue a salada e sirva.