COZINHA&SABOR -

Atum para se fartar

Enlatado ou fresco, o atum oferece receitas para todas as ocasiões

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

Atum: em sanduíches simples ou em receitas sofisticadas é sempre saboroso e nutritivo
Atum: em sanduíches simples ou em receitas sofisticadas é sempre saboroso e nutritivo | iStock
 

Uma carne macia e de sabor suave. Só essas informações não revelam todas as propriedades que o atum guarda - nem sua versatilidade. De recheio de sanduíche que mata a fome sem deslizes a prato capaz de constar em cardápios refinados, o atum é peixe pra toda prova - com o aval dos chefs mais exigentes. 

Ralado ou sólido, o atum da latinha tem seu lugar na gôndola,  à mesa e numa infinidade de receitas práticas e saborosas. Na pizza, no patê ou servido na baixela reservada a datas especiais, o atum tem versões de preparo para diferentes reuniões - para grandes e pequenos eventos. Rico em proteínas de alta qualidade e uma excelente fonte de nutrientes como o selênio, magnésio, vitamina A, do Complexo do  B e do ômega-3. Além disso, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e pode regular e reduzir os níveis de colesterol no sangue. 


Fala-se ainda sobre ele: previne a osteoporose; fortalece o sistema imunológico, ajuda  a reduzir o nível de triglicerídeos e  os níveis de colesterol; ajuda a reduzir o risco de doenças mentais e doenças degenerativas na terceira idade;  auxilia a prevenir os riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico ( AVE). Devido ao conteúdo de mercúrio que pode conter o atum, se recomenda não mais de 3-4 latas de atum de 100 gramas por dia (300-400 gramas) (90-120 gramas de proteína).


 

Atum: em sanduíches simples ou em receitas sofisticadas é sempre saboroso e nutritivo
Atum: em sanduíches simples ou em receitas sofisticadas é sempre saboroso e nutritivo | iStock
 


Filé de atum assado 

Ingredientes:

800 g filé de atum fresco ; caldo de 2 limões; 3 dentes de alho amassados; 1 colher (chá) de gengibre ralado; sal e coentro seco moído e salsinha a gosto; 1/2 xícara (chá) de azeite extra virgem 


Modo de preparo: Tempere os filés de atum com alho, sal, coentro, salsa, gengibre e o suco de limão.  Deixe marinar por 30 minutos dentro de um refratário coberto com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido 250°C, por 30 minutos. Retite o papel alumínio, acrescente o azeite e deixe no forno até dourar. Sirva a seguir. 


Pasta da atum

Ingredientes: 1 lata atum sólido ao natural; 3 colheres (sopa) queijo cottage; salsinha a gosto, sal com moderação e pimenta preta a gosto; pimenta biquinho para decorar

Modo de preparo: Retire a água do atum e misture todos os ingredientes. Tá pronto! Você pode servir em lanches, torradas e em entradas. Você pode incrementar com cenoura, beterraba, colocar sementes de chia, linhaça ou o que preferir. E quem não encontrar cottage, pode substituir por 3 colheres de sopa de requeijão ligh, mas as calorias vão aumentar um pouquinho.




Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Assine e navegue sem anúncios [+]

Continue lendo