COZINHA&SABOR -

Arroz, um herói nacional que faz bonito em qualquer cardápio

Na comida cotidiana ou em dias de festa, o grão é sempre bem-vindo

Celia Musilli  - Grupo Folha
Celia Musilli - Grupo Folha

O arroz está presente na mesa dos brasileiros todos os dias, formando o infalível arroz com feijão
O arroz está presente na mesa dos brasileiros todos os dias, formando o infalível arroz com feijão | iStock
 


Por causa do aumento do preço, o arroz tem frequentado os noticiários, mas sua fama antecede qualquer inflação. Produto essencial na mesa dos brasileiros, fazendo parceria infalível com o feijão, o grão tem história não só aqui, mas em outros países. Nutritivo, é alimento básico no prato de muita gente, não importa qual seja a cultura.


Na Tailândia, o arroz pode aparecer logo cedo, no café da manhã, com cara de almoço e acompanhado de carne de...porco. Na Índia é grão essencial de muitos pratos temperados com especiarias e raízes, como açafrão ou gengibre. Adaptável, ele ainda aparece na Itália na forma de risotos de dar água na boca, ou na Espanha, como paella, sem contar que também é a base da alimentação na China, dedicada a plantações milenares.




No Brasil, ele é mesmo básico no feijão com arroz, podendo também virar um “baião de dois” na culinária nordestina. Na nossa cozinha, também aparece na forma de bolinhos feitos com as sobras e pode incrementar receitas clássicas como a canja de galinha, prato dos dias frios e das pessoas que precisam recuperar força e saúde, figurando como um verdadeiro herói nacional. Confiram as receitas.


Arroz primavera

Ingredientes

1 xícara de arroz parboilizado/ 1 xícara de cenoura ralada/ 1 xícara de abobrinha em cubinhos/ 1 colher de sopa de tempero verde picado.


Preparo

Prepare o arroz como de costume, Um pouco antes de ficar pronto, adicione a cenoura e a abobrinha. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar. Adicione o tempero verde ao final.


Baião de dois

Ingredientes

Meio quilo de feijão-de-corda seco/ 2 colheres (sopa) de óleo/ meia xícara (chá) de bacon picado/ 1 cebola ralada/ 2 dentes de alho amassados/ meia colher (sopa) de coentro picado/ 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido/ sal a gosto/ 1 xícara (chá) de queijo coalho picado.


Preparo



Em uma panela, cozinhe meio quilo de feijão de corda (deixado de molho de véspera), com 3 litros de água por cerca de 40 minutos. Em outra panela, aqueça o óleo e doure o bacon, a cebola e o alho. Acrescente o coentro e o arroz. Refogue bem e adicione o feijão cozido com o caldo e o sal. Tampe a panela e cozinhe, em fogo baixo, por cerca de 15 minutos ou até que o arroz fique cozido e úmido. Misture o queijo coalho e tampe a panela para que o vapor derreta o queijo. Sirva quente.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Últimas notícias

Continue lendo