Na ceia de Ano Novo, as pessoas buscam por pedidos de sorte, amor, dinheiro e paz. Para validar esses desejos, as simpatias surgem como um comprovante de que os pedidos vão dar certo.

Tem muitas maneiras de atrair os desejos de prosperidade para os anos que se iniciam. Tem o Ponche da Sorte, que além de refrescante dizem ser um atrativo para a prosperidade, estabilidade e paz. Essa é uma receita que contém álcool, por isso, retire as crianças de perto. Ainda nas bebidas, temos o “Drink no Bolso” que atrai dim-dim para o ano que há de começar.

Mas temos também os alimentos que trazem sorte. Para o Ano Novo, fique de olho nos peixes e carne de porco que são animais que "se movimentam para a frente". Além dessas carnes, confira outros ingredientes que devem estar nas receitas para atrair muita prosperidade!

A uva é uma fruta abundante. Ela traz dinheiro para quem a degusta na virada. Mas, atenção às regrinhas para não errar em nada. Assim que der meia-noite, coma 12 uvas, ou seja, uma uva a cada batida do relógio (cada segundo). Dizem as tradições espanholas, que cada fruta representa um mês do ano e o sabor dela vai indicar como será o mês.

Os peixinhos são animais com uma fertilidade bem aflorada. Cada um coloca uma infinidade de ovos. Já para os cristãos, foi o alimento que Cristo multiplicou. Aproveite e duplique suas chances de sorte se deliciando com um saboroso peixe na noite de Ano Novo.

Assim como o peixe que não nada para trás, o porco é visto como um animal que fuça apenas para a frente. Por isso, vale consumir na ceia de Réveillon. Ele simboliza o progresso e a fartura. Mas, e quem não come carne? Também tem opções! A lentilha e a romã são boas alternativas.

Muito saborosas, receitas com lentilha também significam fartura. Assim que virar o ano, o indicado é que você ceie e neste prato tenha uma porção de lentilhas. A receita fica a seu critério. Pode ser com arroz, na salada, cozida com ingredientes ao seu gosto.

O que vale mesmo, é comer os grãos para saudar o novo ano. Sabe por que os povos de diversos países acreditam que a lentilha traz fartura? Porque ela aumenta de tamanho quando cozida. Faz sentido. Além disso, ela tem o formato de uma moedinha.

Simpatia nunca é demais!

E para comemorar a chegada de 2022, nada melhor do que começar com o pé direito, não é mesmo, ainda mais com a barriga cheia. Então, confira essa receita deliciosa de Pernil ao Molho. Boas festas e que o novo ano seja luz para todos nós.

PERNIL AO MOLHO

Para quem quer prosperidade, a carne de porco é uma tradição do Ano Novo
Para quem quer prosperidade, a carne de porco é uma tradição do Ano Novo | Foto: iStock

INGREDIENTES

800 g de pernil ou lombo fatiado ou desfiado e assado. 1/2 cebola pequena bem picada. 1 cenoura média picada. 4 colheres de sopa de molho shoyu. 1 colher de sopa de azeite (apara refogar a cebola). 200 g de creme de leite (1 caixinha) e 25 g de queijo ralado.

MODO DE PREPARO

Em uma panela média refogue a cebola no azeite. Adicione a cenoura picada e continue refogando por cerca de 1 minuto. Adicione 3 ou 4 colheres de sopa do pernil ou lombo bem desfiado, em seguida coloque o molho shoyu e deixe pegar o gosto por uns 2 ou 3 minutos. Antes que o shoyu comece a secar adicione o creme de leite e mexa bem, deixe engrossar por 3 a 4 minutos. Retire a panela do fogo e coloque o molho no liquidificador, bata até que os ingrdientes virem um molho uniforme. Em um refratário coloque o pernil e regue com o molho. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

...

Supervisão: Célia Musilli/ Editora