COZINHA & SABOR -

Amendoim em receitas doces e salgadas

O grão versátil pode ser incluído em diferentes refeições com muito sabor

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

 

Na culinária chinesa, o frango xadrez é um das receitas deliciosas que levam amendoim
Na culinária chinesa, o frango xadrez é um das receitas deliciosas que levam amendoim | iStock
 



No aperitivo, o amendoim é bem-vindo com cerveja e outros petiscos ou bebidas. Verdadeiro tira-gosto, o grão é uma leguminosa de origem vegetal,  originária da América do Sul e embora possua alto teor calórico, não contém colesterol, em razão de ser de origem vegetal. Ingrediente principal da paçoquinha, não faltam fãs do doce que é levado à boca até o último farelo.


O amendoim crocante coberto de açúcar e até gergelim é outra opção e da forma que for servido, o grão é capaz de fazer perder a noção de consumo -  torrado com ou sem sal, com cobertura e até temperado o amendoim é tão popular quanto versátil e não faltam receitas para ele, assim como o seu consumo diário e moderado pode substituir castanhas. Cheesecake de amendoim, brownie de chocolate e amendoim, pasta de amendoim caseira, cookie de amendoim, panqueca com pasta de amendoim e café cremoso com amendoim são algumas sugestões. 


Frango xadrez

Ingredientes: 1 kg de filé de frango cortado em cubos;1 xícara (chá) de farinha de trigo: 4 colheres (sopa) de azeite ou óleo: 2 cebolas cortadas em cubos médios: 1 pimentão verde e um vermelho cortado em cubos; ½ xícara (chá) de molho de soja; 1 xícara (chá) de água; 2 colheres (sopa) de amido de milho; ½ xícara (chá) de amendoim torrado; Cebolinha fatiada a gosto

Preparo:  Passe o frango já cortado na farinha de trigo. Em uma frigideira ou panela grande, doure o frango no azeite e reserve. Na mesma frigideira doure a cebola, volte o frango e acrescente os pimentões. Em uma tigela, misture a água o molho de soja e o amido de milho e misture com frango. Deixe cozinhar até o molho engrossar. Finalize com o amendoim e a cebolinha.


Pé-de-moleque

Ingredientes: 1 xícara (chá) de açúcar; 1 xícara (chá) de amendoim sem pele e torrado; 1 lata de Leite condensado 395g

Preparo: Em uma panela, misture o açúcar e o amendoim e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até o açúcar caramelizar, sem deixar escurecer. Adicione o leite condensado em fio e mexa com colher de cabo longo, por cerca de 15 minutos ou até a massa se desprender do fundo da panela. Unte uma superfície lisa de mármore ou assadeira com manteiga, despeje a mistura e nivele com a ajuda de uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar e corte em losangos.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo