GASTRONOMIA -

Aberta a temporada de hibisco

O sabor azedo e a cor rosa púrpura são peculiaridades dessa flor tão exótica como envolvente

Walkiria Vieira - Grupo Folha
Walkiria Vieira - Grupo Folha

 

Aberta a temporada de hibisco
iStock
 



Conhecido popularmente como caruru-azedo, azedinha, quiabo-azedo, e vinagreira, o hibisco tem sabor azedo e, feito na medida, ganha equilíbrio e conquista até os paladares mais inclinados para o adocicado. Chá quente, gelado, geleias  e conservas podem ser preparados com a flor fresquinha como ingrediente principal,  ainda mais nesse momento em que o hibisco é fartura em todas as feiras-livres da cidade - e também nos canteiros de quem mora em casa ou tem chácara.


De acordo com a nutricionista pós-graduanda em Nutrição Clínica, Thalita Parra, a flor  é um importante coadjuvante para emagrecimento. "Pois reduz o acúmulo de gorduras principalmente na região abdominal e apresenta ação diurética ao aumentar a velocidade de formação e excreção da urina e  evita a retenção de líquidos."


Parra acrescenta que o hibisco tem efeito cardioprotetor. "Auxilia a aumentar o HDL que é o 'colesterol bom' e reduz o LDL que é o 'colesterol ruim'. Seus fitoquímicos atuam como agentes antimicrobianos e antiparasitário,  assim pode ser indicado em alguns casos de infecção de urina.".


Segundo a nutricionista, a flor possui vitaminas B1 (tiamina) e B2 (riboflavina)  - as quais ajudam a manter o bom funcionamento  das células que estão presentes no nosso cérebro ( neurônios). E alerta: "Infelizmente, não são todas as pessoas que devem consumir o hibisco -  pessoas com doenças autoimunes, hipertensas, grávidas e lactantes devem, antes de consumir, procurar um nutricionista ou um médico."


Geleia de hibisco

Ingredientes: 1 kg de cálices de hibisco fresco; 500 g de açúcar; 500 ml de água

Preparo: Leve a água e o açúcar ao fogo em uma panela de preferência de fundo grosso e deixe ferver até que o açúcar se dissolva. Junte os cálices de hibisco misture bem e assim que começar a ferver novamente abaixe o fogo. Cozinhe em fogo baixo com a panela semi-tampada, mexendo vez ou outra. Quando a geleia estiver bem brilhante e com consistência cremosa estará pronta. Para saber o ponto, passe a colher bem no meio da panela -  deverá  formar um caminho, isso se chama ponto de estrada e indica que o doce ou a geleia está no ponto certo. Sirva com torradinhas, pães, biscoitos e experimente também servi-la junto com cream-cheese, requeijão cremoso ou uma pasta de ricota.


Conserva de hibisco

Ingredientes: 500 gramas de hibisco;1 e 1/2 colher (sopa) rasa de sal; 1/2 colher de açúcar; 10 g de shisô in natura ou 2 a 4 g de shisô desidratado

Preparo: Lave  bem o hibisco, separe as folhas, lavar novamente para extrair algum resíduo e escorra. Coloque em um recipiente, polvilhe o sal sobre as pétalas e adicione o açúcar e o shisô. Deixe descansando por dois ou três dias até que comece a sair água. O volume do produto vai diminuir bastante e se formará uma espécie de vinagre rosado. Em seguida, passe o hibisco para um um vidro esterilizado com tampa  e conserve sempre na geladeira.

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo