MULTI CHEF -

A saga dos frutos do mar


Fábio Luporini/ Especial para Folha 2
Fábio Luporini/ Especial para Folha 2

Uma legítima bacalhoada portuguesa! Essa foi a receita do grande amigo Luciano Bueno, que preparou – e muito bem! – o prato para a gravação do Multi Chef, programa que foi ao ar na última terça-feira (3) e está disponível no canal da Multi TV no Youtube! Mas, se eu pude degustar essa iguaria foi porque, anos atrás, tive de vencer uma barreira quase que intransponível: eu não gostava de bacalhau. Nem de frutos do mar, como um todo. Nunca soube muito bem porque. Hoje, eu amo! E vou contar o que aconteceu.

 

Quando eu era criança, nas festas de família regadas a pratos com bacalhau e camarão, sempre tinha de ter uma segunda opção: uma carne de porco, um frango, uma carne de boi. Até que, anos mais tarde, quando já jornalista, fui a Recife, onde passei uma semana a trabalho, produzindo reportagens sobre o Carnaval pernambucano. A convite do governo do estado, na ocasião, era levado a vários restaurantes para degustar os ingredientes típicos por lá: bacalhau e camarão, que eu já não gostava, e alguns extras: lagostim, lagosta e lula.




Camarão: o rei da comida com gosto de mar
Camarão: o rei da comida com gosto de mar | Pixabay
 

 

Pensei comigo: “ou eu como isso ou vou passar fome – e vergonha!”. Não deu outra. Aprendi a apreciar os ingredientes pescados do mar. E a amar! Hoje sou fã de rodízio japonês e tenho amigos e afilhados que me acompanham vez em quando. Anos mais tarde, conversando em família, minha amável mãe, dona Tânia, soltou uma das histórias antigas, daquelas que aconteceram com a gente e não sabemos. Bebezinho, na praia, ela me deu um pouquinho de camarão para experimentar. Não deu outra! Passei mal. E nunca mais comi o fruto do mar. Talvez tenha ficado aquele trauma inconsciente.

 

Curado, hoje não tenho nenhuma restrição alimentar. E amo as iguarias preparadas com frutos do mar. Em Londrina, há muitos bons restaurantes para se apreciar esse tipo de ingrediente, que por aqui, infelizmente, não é tão fresco quanto no litoral. Bacalhau, camarão, lula, lagostim (junta tudo e faça uma paella), polvo e até lagosta. Dá água na boca só de escrever essas linhas. Espero que, ao lê-las e ao assistir ao Multi Chef, você também tenha a mesma sensação. Mas, se não gosta de nenhum desses itens? Experimente! Deguste! Faça uma nova experiência. Tenho certeza que você vai adorar.

 

Ah, qualquer hora, aliás, eu compartilho por aqui uma receitinha de risoto e camarão com queijo brie e palmito. Dá pra variar, mas era o que tinha na hora. Nunca me esqueço do spaghetti com camarões que a amiga Claudia Pecchin fez para mim anos atrás. Um dia vou aprender. E você? Tem alguma história com os frutos do mar? Ou alguma receita? Compartilhe com a gente. Escreva-nos. Leia-nos. Assista-nos!





Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Continue lendo


Últimas notícias