No dia 1 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Vegetarianismo. Seja uma escolha moral, saudável ou dietética, esta data - estabelecida em 1977 pela Sociedade Vegetariana Norte Americana - promove o respeito por todos os que escolhem colocar a carne fora dos seus cardápios, como fazem também os veganos que não usam nenhum produto de origem animal.

A data é para nos lembrar de que a vida sem carne é possível e pode trazer benefícios para as pessoas, para os animais e para o meio ambiente. Seja você adepto ou não do vegetarianismo ou do veganismo, você ainda pode juntar-se à comemoração e aos movimentos com pequenos gestos como, por exemplo, visitando um restaurante vegetariano ou vegano, aderindo ao movimento do ‘segunda sem carne’ ou se informando mais sobre o assunto através de documentários e séries para não cometer gafes na roda de amigos.

O acarajé , refeição típica do nordeste brasileiro ainda divide opiniões, há quem goste de acarajé quente (aquele carregadinho na pimenta) recheados com camarão ou vatapá, ou o acarajé frio (sem pimenta). Nos ingredientes da massa de acarajé tradicional, não é necessário adaptações para a culinária vegana (já que não há ingredientes de origem animal), mas para rechear nossa receita de hoje, vamos utilizar também o vatapá vegano. Bom apetite!

Acarajé Vegano

Acarajé vegano pode ser "quente" (com muita pimenta) ou "frio" (sem pimenta, como na receita original
Acarajé vegano pode ser "quente" (com muita pimenta) ou "frio" (sem pimenta, como na receita original | Foto: iStock

Vatapá

INGREDIENTES: 2 xícaras de amendoim torrado sem pele, 1 tomate, 1 cebola, 1 pimentão de qualquer cor, ½ maço de coentro ou salsinha a gosto, 2 pães do tipo francês, 1 garrafinha de 200 ml de leite de coco, sal e pimenta-do-reino e 3 colheres de sopa de azeite de dendê.

MODO DE PREPARO: Comece preparando o vatapá. Rasgue os pães em pedaços grandes e coloque de molho no leite de coco. Bata os amendoins no liquidificador até obter uma farofa, coloque em uma panela e reserve. Bata a cebola, pimentão, tomate e coentro e junte a farofa de amendoim, adicione os pães e duas colheres do azeite de dendê. Leve ao fogo baixo até que a mistura fique bem cremosa e comece a soltar do fundo da panela. Adicione mais uma colher de azeite de dendê para finalizar.

Salada Vinagrete

INGREDIENTES: 2 tomates sem sementes, ¼ de cebola roxa, ¼ de xícara de cebolinha picada, ½ colher de sopa de vinagre (eu usei vinagre de arroz, qualquer tipo de vinagre serve), sal e pimento do reino.

MODO DE PREPARO: Para o vinagrete pique e misture todos os ingredientes em uma vasilha, guarde na geladeira até a hora de servir os acarajés.

Massa do bolinho

INGREDIENTES: 2 xícaras de feijão fradinho deixado de molho por 12 horas, ½ cebola, sal e pimenta do reino, 100 mL de azeite de dendê e óleo de sua preferência para fritar.

MODO DE PREPARO: Para fazer os bolinhos de acarajé bata o feijão fradinho no liquidificador junto com a cebola. Bata bem até que o feijão e a cebola formem uma pasta lisa e transfira a massa para uma tigela grande. Bata a massa com uma colher de pau, igual massa de bolo, ela precisa crescer e ficar aerada para o bolinho dar certo, bata o máximo que o braço aguentar. Coloque o óleo e os 100 ml de azeite de dendê para esquentar, essa mistura serve para quem não encontra o dendê em quantidade, só em garrafinhas de 200 ml nos mercados.

Para fritar modele a massa usando duas colheres grandes na forma de quereles e coloque o bolinho no óleo com delicadeza, frite os bolinhos até que estejam bem dourados. Sirva os acarajés recheados com o vatapá e vinagrete, de preferência acompanhados com um bom molho de pimenta.

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora