Um macarrão no disco. Essa foi a receita que Ciro Vianna ensinou no Multi Chef da última terça-feira (17). O programa foi até Rolândia, cidade distante 24 km de Londrina, para ser surpreendido por esse mini chef de 11 anos de idade. Um garoto que sabe cozinhar mais e melhor que muita gente grande por aí. E que, aliás, é multi em tudo: toca teclado, carron (cajón) e bateria, além de ser escoteiro e ator. O moleque já atuou em peças de teatro e até filmes, curta-metragens. É ou não é um talento? A cozinha é apenas um deles.

Fábio Luporini com o mini chef Ciro Vianna que ensinou a receita de 'macarrão no disco'
Fábio Luporini com o mini chef Ciro Vianna que ensinou a receita de 'macarrão no disco' | Foto: Divulgação

Cozinhar deveria ser item obrigatório no processo de ensino e aprendizagem das nossas crianças, seja em casa, com a família, ou na própria escola. Porque a gastronomia é didática, ensina muito mais do que a gente imagina. Disciplina: tão em falta e tão necessária, que se todo mundo fosse para a cozinha desde sempre aprenderia a ser disciplinado. Afinal, é preciso ter essa qualidade, assim como a organização, para que os ingredientes estejam todos a postos e o prato saia conforme deve sair. Senão, o cozinheiro perde o tempo e desanda tudo.

Do mesmo jeito, é preciso saber trabalhar em equipe. Tudo bem que, no caso de cozinhar sozinho (o que é chato pra caramba!), talvez essa regra não se aplique. Entretanto, mesmo em apenas duas pessoas, é necessário saber ouvir, atender ao comando do chef (ou de quem está na direção das panelas) e a depender do outro. Nesse sentido, também exercitamos a humildade: desde estar submisso a alguém que está à frente até a exercer tarefas mais simples, como cortar uma cebola.

Respeito também é um aprendizado gastronômico, um ingrediente dos mais importantes. Porque o paladar das pessoas é diferente uns dos outros. Apimentado, carregado de sal, cheio de elementos que, às vezes, não nos agrada. Saber respeitar tudo isso é uma arte que também se aprende entre as panelas e os talheres. Cuide para que não seja aprendido no calor do fogão, mas numa pitada de amor. Por fim, nos ajuda a observar os detalhes. Sim! A saborear um ingrediente misturado com tudo e que se destaca no sabor. Na vida, parar para ver além é fundamental.


Por isso, Ciro Vianna tem muito mais a nos ensinar que uma simples receita de macarrão no disco. Com ele, aprendemos que não importa a idade, é sempre tempo de ser responsável, de não deixar o frango tostar demais ou o macarrão cozinhar demasiado. Obviamente, tudo isso veio da família: herança do pai Clemente e da mãe Soraya. E legado que devemos absorver com alegria! Parabéns, mini chef! Você é um bom exemplo para nós!