| |

Avenida Paraná 5m de leitura

Militares, ditaduras e traições

Alguns militares querem trair Jair Bolsonaro em 2019 da mesma forma que traíram Carlos Lacerda em 1964

ATUALIZAÇÃO
24 de abril de 2019

Paulo Briguet
AUTOR

1. Em 1964, os generais subiram ao poder prometendo que convocariam eleições em, no máximo, um ano; ficaram 20. Traíram o povo e impediram que a mais importante liderança civil, o conservador Carlos Lacerda, chegasse à Presidência. Agora, em 2019, alguns generais querem cometer o mesmo tipo de traição, impedindo que Jair Bolsonaro exerça a Presidência conforme a vontade do povo.

2. Em 1964, os militares, atendendo ao clamor da população, foram chamados para impedir um golpe da esquerda e dos comunistas. Em 1985, quando deixaram o poder, a esquerda e os comunistas eram a única força organizada da sociedade, graças à inabilidade dos militares. Ganharam a guerra contra o terror, perderam a guerra cultural — e até hoje sofremos com os efeitos disso.

3. A maior parte dos que hoje combatem e ridicularizam o professor Olavo de Carvalho não seria nada sem o trabalho e a coragem do mais importante intelectual brasileiro. Durante 20 anos, enquanto Olavo lutava praticamente sozinho contra a esquerda, os militares eram execrados por ela e até foram obrigados a prestar continência para um Ministro da Defesa declaradamente comunista.

4. No dia 4 de junho de 1975, o presidente Ernesto Geisel outorgou a um visitante estrangeiro uma das mais altas honrarias da República: a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. Na ocasião, Geisel fez o seguinte discurso:

“Senhor Presidente,

No primeiro ato da visita oficial de Vossa Excelência, ao Brasil, apraz-me sobremodo entregar-lhe elevada condecoração brasileira — o Grande-Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul — com a qual timbramos em distinguir, apenas, nossos hóspedes mais ilustres.

Ao fazê-lo, desejo manifestar a alta conta em que tenho os esforços despendidos por Vossa Excelência no desenvolvimento de seu país e pela afirmação da Romênia no cenário mundial.

Quero, outrossim, ressaltar a incansável atividade pessoal de Vossa Excelência no estabelecimento de vínculos de amizade com outros governantes de Estados e na promoção do respeito intransigente aos princípios fundamentais da convivência entre nações.

Ao fazer-lhe entrega da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, estou seguro de interpretar, com fidelidade, os sentimentos de respeito e amizade do povo brasileiro ao povo da Romênia, tão bem representado aqui pela figura singular de Vossa Excelência a quem rendemos justas homenagens.”

Sim, o homenageado daquele dia era o ditador comunista da Romênia, Nicolae Ceausescu.

Vinte e dois dias depois, Vladimir Herzog seria morto nas dependências do DOI-CODI.

Quatorze anos depois, Nicolae Ceausescu seria deposto e fuzilado juntamente com sua esposa.

5. Dante reserva a última vala do Inferno a três personagens históricos: Judas, Brutus e Cássio. O trio simboliza todos aqueles que durante a vida traíram os seus benfeitores. Ali, no lugar chamado Judeca, Lúcifer pessoalmente atormenta os traidores mastigando-os pela eternidade com suas três bocas monstruosas: “Em cada boca um pecador, com cruentos/ dentes, moía à perfeição de gramadeira,/ aos três prestando, de vez, seus tormentos”.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS