O Parque Arthur Thomas e a trajetória do pioneiro que ajudou a construir Londrina são o tema do novo livro do jornalista Fábio Luporini, a quinta biografia assinada por ele. O livro é dividido em duas partes, a primeira sobre o pioneiro escocês da Companhia de Terras Norte do Paraná . A segunda traz a história do parque exaltando o fragmento de Mata Atlântica e revelando riquezas escondidas. O livro “Arthur Thomas – Da Marcha para o Oeste ao Parque Municipal” será lançado dia 13 de março, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública Municipal. O evento é aberto ao público. Projeto viabilizado com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, por meio do Programa Municipal de Incentivo ao Verde, ligado à Secretaria Municipal do Ambiente. O proponente é o Instituto Alicerce.

Plano para expansão da cafeicultura

O Paraná já foi o maior produtor nacional de café. Hoje a cultura ocupa pouco mais de 26 mil hectares. Para estimular a retomada da produção cafeeira no Estado foi lançado o “Programa de Revitalização da Cafeicultura Paranaense”, durante a reunião da Comissão Técnica de Cafeicultura do Sistema FAEP, no Centro Agropecuário de Ibiporã. O objetivo é promover a rentabilidade e melhorar a estrutura de produção. Uma das ferramentas envolve a oferta de assistência técnica para os cafeicultores, a fim de elevar o nível técnico das propriedades. Após o lançamento, foram consultados municípios produtores sobre ações a serem tomadas, de forma a regionalizar a assistência técnica de acordo com as demandas de cada região. O prazo é de 30 dias para o envio de propostas para a CT de Cafeicultura do Sistema FAEP, que vai elaborar um plano de ação que será apresentado no Encontro de Cafeicultores durante a ExpoLondrina, em abril.

Prêmio técnico para CMTU

Imagem ilustrativa da imagem Livro sobre Parque Arthur Thomas
| Foto: Divulgação

A CMTU venceu a 4ª edição nacional do prêmio “P3C para Projetos de Inovação”, promovido pela B3, a Bolsa de Valores de São Paulo . A companhia londrinense concorreu na categoria “Melhor Gestão Pública de Projetos Municipais”, com o projeto “Inovação nos Contratos de Concessão do Transporte Público Coletivo com implantação de ITS", que trouxe como novidade a criação do Centro de Inteligência Operacional, para gerenciar o transporte coletivo, que integra, no mesmo ambiente, as empresas operadoras e o órgão gestor, garantindo o sincronismo nas ações. Os usuários podem acompanhar as informações em tempo real através da plataforma “MOV BusTime”. Na foto, recebendo o prêmio, o prefeito Tiago Amaral, entre o diretor de Transportes da Companhia, Fernando Porfírio; o diretor de Engenharia de Sistemas da Clever Devices, Ricardo Ramos, empresa que implantou o CIOP; e o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi

Lamentável fechar o Chafariz da Madre

Leio na primeira página da FOLHA, ontem, que a Secretaria Municipal de Obras quer fechar, desativar mesmo, o chafariz entre as avenidas Madre Leônia Milito e a Ayrton Senna, sob a alegação de que "gasta muita água e que o custo é caro". O chafariz foi erguido ali pela Construtora Quadra, do empresário Luís Carlos Pires e suas filhas, e toda a população ouvida aplaudiu. Pelo jeito, Londrina continua a mesma em sua governança: "melhor fechar do que encontrar uma solução melhor para fato municipal que surja!" Isso parece mesmo ainda coisa "de cidade pequena". Pequena de 90 anos, com 700 mil habitantes, 400 mil eleitores! E cinco cursos de engenharia e arquitetura em suas faculdades! Por que não pedem ajuda ou alguma sugestão, ideia, etc. para eles?

ANIVERSARIANTES

Neste dia 12, estão aniversariando os seguintes londrinenses: Luciana Pagan, Guilherme Spagnuolo, Terezinha Godoy, Amaury de Moraes Silveira, Mariana Schaeffer, José Ricardo Franzon, Sérgio Franco, Noriko Ito, Ruy Resende, Getulio José de Matos Amaral e o empresário Everton Muffato. A todos, os parabéns da Coluna e muita saúde!

Segundo restaurante em Maringá

Imagem ilustrativa da imagem Livro sobre Parque Arthur Thomas
| Foto: Divulgação

Os empresários de Londrina Rogerio Pereira, Sérgio Abrão, Márcio Forte, Luís Turini e Silvio Canudo acabam de inaugurar mais uma unidade do La Pasta Gialla em Maringá. Desta vez, abriram o restaurante no Mercado Fratello, um dos principais pontos de encontro dos maringaenses. A primeira La Pasta Gialla de lá funciona há 3 anos no Shopping Maringá Park. Na foto, durante visita a nova casa, o famoso Chef Sérgio Arno , criador da franquia que faz sucesso em diversas cidades do país.

Missa pelos 89 anos do Mãe de Deus

O Colégio Mãe de Deus rezará Missa em Ação de Graças pelos 89 anos da instituição. Será celebrada no dia 18 de março (terça-feira), às 19h30, na Catedral Metropolitana de Londrina. O evento terá a presença de estudantes, familiares, professores, ex-alunos e autoridades convidadas da cidade.

****

DE EX-ALUNO - "Gostei de ver a foto do seleto grupo que criou o Centro Acadêmico Sete de Março, na Faculdade Estadual de Direito e que depois passou para os alunos de Direito da UEL. Pergunto: qual é a atual diretoria e o que e como estão suas atividades?" O leitor RMJ pediu para não divulgar seu nome todo. A atual diretoria do CASM poderia informar a respeito, a Coluna está às ordens.

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina