O Rotary Club de Londrina Sul realizou prestigiada festiva na Casa da Amizade. Durante elogiado almoço, os rotarianos receberam a visita e homenagearam o Arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, com certificado de reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade. As fotos são de Carmelindo Dias

André Barioto, padre Dirceu Junior Reis, pastor capelão Roberval Pereira, Arcebispo Dom Geremias, Marlos Vinicius Carvalho e Silvio Dicezar Costa
André Barioto, padre Dirceu Junior Reis, pastor capelão Roberval Pereira, Arcebispo Dom Geremias, Marlos Vinicius Carvalho e Silvio Dicezar Costa | Foto: Divulgação/Carmelindo Dias
Otávio Frederico Scandelae, o presidente do RCL SUL Silvio Dicezar Costa, Dom Geremias Steinmetz, Ercilia Franco Santos, André Barioto, Padre Rodolfo e Padre Dirceu Junior Reis
Otávio Frederico Scandelae, o presidente do RCL SUL Silvio Dicezar Costa, Dom Geremias Steinmetz, Ercilia Franco Santos, André Barioto, Padre Rodolfo e Padre Dirceu Junior Reis | Foto: Divulgação/Carmelindo Dias
O presidente do clube, Silvio Dicezar Costa, e o futuro presidente André Barioto entregam homenagem para o Arcebispo Dom Geremias
O presidente do clube, Silvio Dicezar Costa, e o futuro presidente André Barioto entregam homenagem para o Arcebispo Dom Geremias | Foto: Divulgação/Carmelindo Dias

Eram proibidas de usar calças

Quer nas empresas onde trabalham, nas salas de aulas e também em festas, e quando andam pelas ruas, as mulheres de Londrina, do Paraná e do Brasil todo, desde os anos 40, estão usando as mais variadas e charmosas calças compridas. == Antes da Revolução Francesa, as mulheres só usavam roupas longas, e isso desde 3 mil anos antes de Jesus Cristo. Eram proibidas pelos maridos e pais, e por leis, de usar tais calçadas compridas. == Mesmo na França, uma lei de 1.800 proibia as mulheres casadas de usar calças compridas, se não tivessem aprovação dos maridos. Hoje, mundo moderníssimo, elas, de todas as idades, usam o que bem entendem.

Cidadão Honorário

O protético José Carlos Romanini vai receber, nesta sexta-feira (dia 22) , o titulo de Cidadão Honorário de Londrina. A homenagem de iniciativa do vereador Régis Choucino será entregue durante solenidade na Câmara Municipal. Romanini construiu uma carreira reconhecida em todo o pais. Dirige um laboratório de prótese odontológica na cidade que atende dentistas de todos os estados do Brasil. Além disso, é um renomado palestrante do segmento requisitado em eventos internacionais, com agenda em países da Europa e das Américas.

Tonhão do Planalto

Imagem ilustrativa da imagem Festiva do Rotary com homenagem para o Arcebispo de Londrina
| Foto: Divulgação

O empresário e amigo Antônio Chinesi, o popular Tonhão, que aniversaria dia 13 de junho, confirmou à Coluna que o Bufê Planalto, que ele criou, fará 54 anos de atividades de trabalho e sucesso, pois tem sido palco dos grandes eventos sociais e empresariais de Londrina e Região, e até do estado de São Paulo. Tonhão, um "self-made man", aproveita dias de folga em sua chácara na Represa, em Primeiro de Maio. Em Londrina está sempre presente, pela manhã, no elogiado Planalto.

O Parlamento alemão não tem senadores e as diferenças são incríveis

Durante viagem pela Alemanha, o advogado Almir Sudan conversou com deputados federais alemães. A Coluna publica mais curiosidades desse diálogo, que durou mais de 4 horas, e o questionaram muito. Almir também os questionou e ficou sabendo o seguinte: não existem senadores no Parlamento, o Bundestag; existe o Bundesrat, o qual é o Conselho Federal, e seus integrantes não são eleitos, são indicados pelos governadores dos 16 estados, passando antes por um plebiscito em cada região. O mandato não tem prazo de duração; pode ser de um, três, cinco ou oito anos, dependendo do desempenho do Conselheiro Federal ou da mudança de governador - e pode ser substituído a qualquer momento, desde que não seja produtivo ao estado ou ao país. Os parlamentares não têm direito a passagens aéreas para ir às suas bases; vão de trem, este pago pelo governo, por ser no mínimo quatro vezes mais barato. Trabalham de segunda-feira, após o almoço, até sexta-feira ao meio-dia. A razão disso é que na manhã de segunda-feira estão retornando a Berlim e, após o almoço na sexta, se dirigem às suas bases, sempre de trem.

Aniversário de Thaisa Gregori

Foi das mais animadas a comemoração do aniversário da elegante e talentosa Thaisa Gregori. A festa na bela chácara no Lago Igapó reuniu um grupo de amigas e familiares. Esposa do médico Francisco Gregori, Thaisa comanda o conhecido delivery de comida saudável - Marmitaria Gourmet Fitness.

A aniversariante Thaísa com o marido Francisco Gregori, renomado cirurgião cardíaco
A aniversariante Thaísa com o marido Francisco Gregori, renomado cirurgião cardíaco | Foto: Divulgação
Durante a comemoração, as presenças de Patrícia, Rafaela, Grazzi Rafaela, Daniela, a elegante anfitriã Thaisa Gregori, Melissa, Alissa e Ana Carolina, da Cake by Mili, que fez o bolo delicioso de abacaxi com creme para a amiga aniversariante
Durante a comemoração, as presenças de Patrícia, Rafaela, Grazzi Rafaela, Daniela, a elegante anfitriã Thaisa Gregori, Melissa, Alissa e Ana Carolina, da Cake by Mili, que fez o bolo delicioso de abacaxi com creme para a amiga aniversariante | Foto: Divulgação

Os aniversariantes

Aniversariam hoje, 19 de maio, Maria Tereza Swain, esposa do vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Hailton Lee Swain, que já foi juiz no Fórum de Londrina.

***

Comemoram aniversário também hoje Karen Debertolis, as gêmeas Tatiana Todeschini e Suzana Todeschini e a senhora Mimi Luck, que chega aos seus 95 anos bem vividos. Ela residiu anos em Londrina e agora mora com a família em Niterói, no estado do Rio.

Carlos Appolini

Também está comemorando aniversário hoje Carlos Appolini, professor de Física na UEL, onde teve destacada atuação.

***

Ainda hoje aniversariam Carolina Avancini, Arlete da Silva, João Pedro Novaes, Armando da Silva Silveira e Marlene Couto

Abraços no dia 20

Amanhã, dia 20, os abraços serão para os seguintes aniversariantes: Daniel Procópio, Sandra Moreira Peterlini, Renata Prochet, Verônica Mautni, Sandra Guerra, Zeny Ricciardi e Maria Helena Romero.

Álvaro Freitas

O dentista Álvaro Freitas, que é também ótimo saxofonista, comemora seu aniversário amanhã. Ele integra o famoso grupo londrinense da Boca Maldita.

Romeu Curi

No dia 21, aniversaria Romeu Curi, imobiliarista, ex-vereador, fundador da Associação Libanesa de Londrina e um londrinense que ama a cidade, conforme sempre afirma. Muita saúde e aquele abraço.

Dia 21 também

No próximo dia 21 também aniversariam: Gabriela Monteiro, Marcelo Teixeira , Luciana Raha, Alberto Stricagnelo, Joaquim Everaldo Diniz, Ricardo Coelho, Apolo Teodoro e Zezé Almeida da Lapa.

Palestra na OAB

Imagem ilustrativa da imagem Festiva do Rotary com homenagem para o Arcebispo de Londrina
| Foto: Divulgação

A superintendente da Santa Casa de Cambé, Tatiana Müller, foi a convidada para palestra da Comissão de Direito da Saúde da OAB. O tema abordado foi “Desequilíbrio econômico hospitalar e intervenção judicial: mecanismos jurídicos para garantir a continuidade dos serviços de saúde”. Müller é advogada e assumiu a gestão hospitalar da SCMC em 2020. Enfrentando também os desafios da Covid.

Faleceu o amigo Flávio Campos

Este Colunista e amigos estão lamentando a morte do colega Flávio Campos, de 84 anos, que foi velado no Parque das Oliveira e sepultado no Cemitério São Pedro. Flávio nasceu em Pelotas, veio para Londrina em 1964 e estava internado, com pneumonia muito forte, no hospital da Unimed. Era casado com Ana Scalassara Campos e deixa 4 filhos. Uma delas é médica e trabalha em Ribeirão Preto. Um dos filhos está morando nos Estados Unidos. Torcedor do Londrina e do Grêmio Portoalegrense. Certamente vai se encontrar com Ênio Sehn, amigo dele e outro gremista de carteirinha. Vão se encontrar e fazer aquela festa tricolor.

Diogo Nogueira

O aplaudido cantor Diogo Nogueira, que seria contratado para shows na região, ficou doente, foi hospitalizado no Rio de Janeiro, melhorou e está de volta à carreira.

Impressionante

A colisão entre os dois jatos da Força Aérea dos Estados Unidos, que chocaram-se em pleno voo show. O incrível: os quaro ocupantes (dois em cada caça) conseguiram ejetar seus paraquedas e se salvaram da morte.

¨¨¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina

mockup