O reitor Eleazar Ferreira e o colegiado do curso de Direito da UniFil receberam com satisfação dirigentes da Subseção de Londrina da OAB, em confraternização e apoio à chapa XI de Agosto que venceu a eleição. Com orgulho para a universidade, o professor doutor Anderson de Azevedo foi eleito conselheiro da Seccional do Paraná. "É uma honra caminhar ao lado de profissionais competentes, respeitados e atuantes nos temas jurídicos e nas questões relevantes da cidade e do nosso estado. A UniFil está sempre à disposição para parcerias que fortalecem a melhor formação dos alunos, por isso o curso de Direito se destaca como um dos mais conceituados nas avaliações acadêmicas e no relacionamento com o mercado. Temos equipe forte e atualizada nos debates do Direito", ressalta o reitor que é advogado e parabeniza a atual gestão e os futuros diretores da OAB . Na foto, o professor Anderson de Azevedo, Thiago Giazzi (coordenador de Direito da UniFil), Eleazar Ferreira, Nelson Sahyun Jr (atual presidente da OAB e eleito conselheiro federal), Mário Xavier (presidente eleito da OAB Londrina) e o professor Carlos Fragoso.

Londrina 90, Dinamite 30

Bernardo Pellegrini, ex-Folha de Londrina, jornalista e compositor, está em plena campanha para comemorar os 30 anos do lançamento de seu primeiro CD, Dinamite Pura. Foi o primeiro Compact Disc totalmente produzido em Londrina, pelo saudoso Pedro Franciscon, em 1994.

Para celebrar a data, Pellegrini está em pleno vapor em uma campanha colaborativa, a famosa “vaquinha virtual”, na plataforma Catarse. Novos e antigos amigos estão dando a sua contribuição e até neste final de semana o DINAMITE 30 ANOS deve bater a meta da primeira fase da campanha. Vamos colaborar. O disco, agora em vinil, é um álbum duplo com 19 faixas que será lançado no aniversário de 90 anos de Londrina.

Mais lembrada pelos londrinenses

Imagem ilustrativa da imagem Com os dirigentes da OAB Londrina
| Foto: Divulgação

A premiação Top de Marcas 2024 confirmou , dia 21, no Villa Planalto, a Viação Garcia como a primeira marca na mente dos londrinenses em seu setor. A empresa recebeu alto índice de menções dos entrevistados: 67%. “Este reconhecimento reafirma o compromisso da Viação Garcia com a qualidade e excelência no serviço prestado, refletindo diretamente no grau de confiança de nossos clientes”, afirma o vice-presidente Estefano Boiko Junior. Esta é a 29ª edição do levantamento e a Viação Garcia está invicta no segmento “ônibus rodoviário”, sempre em primeiro lugar. A empresa foi destaque também entre as que têm dedicado esforços à inovação e é considerada referência no setor.No dia 10 de dezembro, a Viação Garcia comemora – juntamente com o município de Londrina – os seus 90 anos. Na foto, Miss Universe Londrina 2024, Natália Zundt, com colaboradores da Viação Garcia, Antonio Custódio, Edson Santana, Rodolfo Marinho, Neuton Pires Silva, César Amorim, Simone Pimenta, Luís Favarão, Raíssa Boiko, Benedito Rogate, Sandra Escobar, Adílio Nascimento e André Heidrich

Feijoada no Armazém

Imagem ilustrativa da imagem Com os dirigentes da OAB Londrina
| Foto: Divulgação

Sábado será dia de feijoada no capricho lá no Restaurante do ARMAZÉM DA MODA! A clientela é unânime quando diz que o prato não pode faltar, pois é a alegria do final de semana, comentam.

Dia do Café: a bebida já foi acusada de viciar as pessoas

Neste 28 de novembro, a folhinha lembrou que ontem foi o Dia Nacional do Café, que é a bebida que o brasileiro mais toma, depois da água. Na camisa do Londrina está um galho de cafeeiro. No distintivo da seleção brasileira de futebol, em 1982, estava o ramo de café.

De manhã, dificilmente o brasileiro fica sem café, seja forte ou mais fraco, e sou um deles. Lembro que Mané Garrincha, depois que pendurou as chuteiras, passou uma temporada na Itália, como grande divulgador do café. O amigo Odair Chiquetto confirmou este fato. Até o século 17, lembrou, o café era considerado bebida que viciava as pessoas, tanto que no Século 17 a Arábia Saudita, a Turquia e a Alemanha proibiram a venda e a bebida e o café em geral. Os dois primeiros pagavam com 10 moedas de prata quem denunciasse algum "bebedor de café".

****

Napoleão Bonaparte, imperador da França, defendia o uso do café, que o deixava atento e bem acordado.

****

O escritor francês Balzac dizia que com o café no estômago, tudo corria melhor para ele.

****

O poeta paulista Cassiano Ricardo afirmava que "o gosto, o aroma, o sangue quente de São Paulo está na minha pequena e cheirosa amiga, que é a xícara de café!"

****

Já o gaúcho Barão de Itararé dizia : "Não há café amargo, mas sim café com pouco açúcar." O barão morreu em um dia 27 de novembro de 1971.

****

O café, como afirmam historiadores, é natural da Abissínia, na África. Os sitiantes de lá, cafeicultores e etc., começaram a perceber que carneiros pulavam como cabrito, toda vez que mastigavam frutos verdes e maduros dos cafeeiros, já era o efeito como se ficassem "dopadas..."

****

Acabou o espaço hoje para falarmos do café. Mas não para saudação a todos os nossos leitores: um cafezinho para nós também!

Thanksgiving ontem, nos EUA

Ontem, nos Estados Unidos, comemoraram a segunda data mais importante para os norte-americanos: o Thanksgiving, dia de reunir a família para saborear aquele peru assado e receber familiares. A primeira data principal é o "Independence Day". A londrinense Maria Bortoni, que mora com as filhas e netas, agora na Florida, certamente comemorou esse dia com elas. Maria foi professora do Hugo Simas em Londrina e também secretariou a criação da Faculdade de Medicina que se uniu com a da Universidade Estadual .

¨¨¨

A opinião do colunista não é, necessariamente, a opinião da Folha de Londrina