O Paraná é o segundo estado na casuística da dengue em incidências e mortes: mais dois óbitos e 76 no ano. A endemia é assim, dá sem espanto e parece a coisa mais normal. Afirma-se que se dará o mesmo com a Covid. Por sinal que entre segunda e terça tivemos 350 óbitos e 39.092 infecções, Paraná com mais 28 mortos e 1.825 casos, Curitiba um óbito e 571 casos. Levantamento de sintomas associados à Covid longa aponta 62 deles, dentre os quais estão a queda de cabelo, redução da libido, dificuldade de ejaculação e depressão.

Ratinho com tudo

Certos de que isso os favorece no pleito, mais partidos, além do MDB, fecham acordo com Ratinho Junior, o PSD oficializa sábado, Sergio Moro também quer apoio ao governador. O forte na campanha deve ser o debate, que aparentemente favorece Requião. Disputa majoritária para valer deve ser o Senado, com a aproximação de Moro de Alvaro Dias, ainda na frente das sondagens.

Varíola

Novo e contundente alerta da OMS sobre a varíola dos macacos, que já contabiliza 17.156 casos no mundo, Brasil 813. Pesquisa em 528 casos indicou que em 95% deles se deram no sexo. A frequência média no Brasil é de 19 casos por dois meses.

Endometriose

A doença é muito referida depois que se noticiou que Annita a adquiriu e teve que ser operada. O diagnóstico da patologia pode demorar de 7 a 9 anos. Mulheres creem que é normal cólicas fortes e muitas a descobrem quando querem engravidar.

Juros

Na véspera do aumento de juros nos EUA, o dólar oscilava em torno de R$ 5,34 no Brasil. Em meio a tudo isso anunciava-se alta de 53% para a safra 2022/2023, segundo o Banco do Brasil. A inflação na construção civil subiu 1,16% e o endividamento das famílias chegava a 52,7%.

Campanha

Aperto que o governo Bolonaro faz, através da pasta da Saúde, contra o aborto, mesmo o legal, dá resultado em provas frágeis e preconceitos no trâmite dos processos judiciais. Um relatório da USP avaliou 167 decisões judiciais de procedimentos não previstos em lei.

LEIA TAMBÉM:

Prolixo como nunca
Encurtou mais ?

Olimpíada

O Brasil está de tal forma confiante no desempenho de seus atletas, em função dos feitos em competições mundiais, que espera ter a maior delegação da história em Paris. Tudo está na dependência da classificação, mas serão mais de 302 por certo.

Bandeiras

A justiça paulista decidiu autorizar a entrada de bandeiras com mastro nos estádios, direito esse que estava restrito há mais de 25 anos.

Fiesp desengajada

A Federação das Indústrias de São Paulo aderiu ao manifesto em defesa do Estado de Direito junto com entidades, sindicatos e associações empresariais a ser lançado em 11 de agosto. Estava engajada e agora desengajou. Dá para lembrar de Mario Amato., seu ex-presidente, que anunciou a saída de milhares de empresários com a possível vitória de Lula.

Trabalho escravo

Após o lançamento do podcast A Mulher da Casa Abandonada as denúncias de trabalho escravo aumentaram 123%. Segundo o Ministério Público do Trabalho, a média mensal passou de 7 para 16 denúncias após 8 de junho e novos casos passam a ser identificados depois da divulgação dos resgates.

Salvar CPI

O empenho dos que tocaram a CPI da Covid no Senado em recorrer ao STF contra o arquivamento da PGR é por uma razão política visível - a de que Bolsonaro terá seu discurso eleitoral ajudado sobre a pandemia e os casos de aberta corrupção na negociação de vacinas. Uma decisão frontal do STF agravará o nível das relações intrapoderes.

TCU condena

Pelo menos 28 militares foram condenados pelo TCU por mau uso dos recursos públicos desde o início do governo Bolsonaro. Processos são de 2014 a 2020 envolvendo 19 oficiais superiores, dentre eles quatro generais.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1