Prolixidade em matéria de defesa ambiental é fazer o que o Paraná aprontou: importar lixo e com isso provocar migração de resíduos pelo território nacional e isso num momento em que como segundo maior remanescente da Mata Atlântica do país programa benefícios para a área. Vimos, outro dia, como é vulnerável a operação de engenharia ambiental da Fazenda Rio Grande, na região de Curitiba, no acidente que matou um operador de máquina.

Pesquisa

Ipespe, a pedido da XP Investimentos, mostrou na abertura da semana que Ratinho Junior ganha no primeiro turno com 51% contra 25% de Requião. Na espontânea, Ratinho Junior faz 27% e Requião 11%. Para o Senado, Alvaro Dias 32%, Sergio Moro 29%, Paulo Martins 5%, Orlando Pessuti e Guto Silva com 3% e Desirre Salgado com 1%. Para presidente no Paraná, Bolsonaro 47%, Lula 29%, Ciro Gomes 6%. Rejeição no Paraná é Lula 56%, Bolsonaro 39%. O PT e aliados aguardam nome para o Senado.

Front

A Covid matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos. A vacinação de reforço já atinge no Paraná 65,5% da população. Entre domingo e segunda houve 192 óbitos e mais 32.463 infecções em 24 horas, Curitiba 2 mortos, 587 casos e 5.197 ativos.

Sequência

Integrantes da CPI da Covid não aceitaram o pedido de arquivamento da procuradora Lindora Araújo nas investigações contra Bolsonaro e decidiram levar o caso ao STF. A tensão institucional prossegue.

Giratório

O edifício giratório, que não gira, de Curitiba deve nesta quarta vender seus apartamentos com 50% de desconto.

LEIA TAMBÉM:

Encurtou mais ?
Mudou o disco

Autoridade

Quem entende mesmo da situação monetária é o secretário do Tesouro, que diz ser impossível a manutenção dos R$ 600 no exercício seguinte. Já Bolsonaro acha possível. O TCU quer saber oficialmente como o governo vai se virar no caso.

Aperto

Apesar da força das sanções, boa parte da União Europeia continua adquirindo gás natural da Rússia, mas prometendo endurecer. Tanto que programa reduzir as compras em 15% nos próximos 8 meses. Parece longo prazo das Casas Bahia.

PCC armado

O PCC é um dos grandes compradores de armas na política de incentivo de Bolsonaro e a Polícia Federal já constatou a anomalia. O número de pistolas liberadas pela PF dobra no Brasil depois das flexibilizações.

Queda

O dólar teve a maior queda em 16 meses e chegou a R$ 5,37. Há números bons para o governo, como o da inflação em julho com 0,17%.

Sedução

Um estudo científico acaba de mostrar que uma pessoa que vê postagem sobre tabaco tem o dobro de chance de acabar pegando o mau hábito. Outra revelação curiosa é a de que falar com bebê com entonação mais aguda e cantada parece ser quase universal. Conclusão : o "mamanhês" é de fato uma língua franca.

Alerta

A Organização Mundial de Saúde, OMS, mostrou preocupação com a evolução no Brasil da incidência da varíola dos macacos. Nos EUA houve registro de dois casos da moléstia em menores.

Jeitinho

O governo pediu excepcionalmente a estatais (Petrobras, BNDES, Caixa e BB) receita antecipada para bancar o auxílio. Essa medida, no entender de técnicos, pode acabar afetando o exercício de 2023, posto que se refira a dividendos.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.