Cessou a articulação do voto útil para Lula levar no primeiro turno. Agora já se trata de fazer alianças para o segundo turno. Cautela ou evidência de que o pacotão vai beneficiar Bolsonaro? Pelo menos o tom arrogante, meio prepotente, perdeu espaço. Até há aproximação com o MDB de Simone Tebet para um pedido de desculpas no ritual da elegância. Aqui Requião não vai funcionar como palanque: Ratinho está com 43 e ele com 16, segundo pesquisa encomendada pela TV Record.

USP

A Universidade de São Paulo anulou um concurso em que sobrinhas de uma aluna ficaram em primeiro e segundo lugares. É a paranoia da oligarquia, o temor comprometedor. E se as classificadas forem dois gênios?

Intimidação

No Ceará foi aprovada uma lei que pune o agressor de mulher com a demissão do serviço público. É a crença no poder intimidativo da lei por provável frequência de barnabés entre os agressores. Vai para a polêmica mais uma vez a tipificação delituosa e a pena reparadora.

Front

Até agora em Curitiba tivemos 199 mil casos e 602 mortes no ano. No Brasil, entre quarta e quinta tivemos 271 óbitos E 54.145 infecções em 24 horas, Curitiba com 653 casos e 3 mortes. Segundo estudos, as vacinas Pfizer e Moderna protegem por mais tempo. Em São Paulo pacientes estão rejeitando imunizante com validade prorrogada, mais uma prova de desarticulação, já evidenciada agora na vacinação de crianças.

Voar

Está ficando difícil voar como mobilidade: neste ano o bilhete subiu 48,5% em comparação a 2019. É o maior na década e o meio de suavizar está em planejar a viagem com antecedência.

Agito

É da rotina universitária o agito das sublevações e invasões de prédios. Agora se deu na capital com a ocupação do Edifício Bigarella (homenagem ao mestre da geologia) e a sua consequente desocupação após entendimento entre os invasores e a Reitoria.

Pepino

Empréstimos para a cobertura de dívidas no Paraná chegam a 33,5%. Não há outro jeito e pelo menos entre um empréstimo e outro há sempre espaço para a esperança.

Exportação

A General Motors vai se valer do Porto de Paranaguá para a exportação de mil e quinhentos veículos. É a face moderna do terminal que tem como predomínio inclusive no Brasil na área graneleira, como já foi da erva mate, da madeira, do café e agora seu ciclo moderno se impõe inclusive com seu terminal de contêineres. .

Cronograma

Há um cronograma para o pacote assistencial do governo federal: em 16 de agosto paga o auxílio taxista e no dia 9 o de apoio ao caminhoneiro.

Meia-boca

O comportamento do Augusto Aras, Procurador-Geral da República, no caso da convocação das embaixadas por Bolsonaro, foi meia-boca: botou no ar uma antiga declaração sua a favor das urnas eletrônicas para responder ao pleito dos procuradores que desejavam no mínimo a investigação das normas agredidas pelo presidente que tem que responder em cinco dias a interpelação do ministro Edson Fachin, presidente do TSE.

Gomyde presente

Definido o palanque de Ciro Gomes no Paraná como postulante ao governo estadual: o ex-deputado federal Ricardo Gomyde, uma das expressões da esquerda jovem.

Reclamações

O campeão das reclamações no Banco Central pela terceira vez é C6 Bank. Sua diretoria alega que a prioridade é a redução de queixas. Por falar em banco a Caixa Econômica realocou executivos ligados a Guimarães no comando de subsidiárias.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.