Curitiba andava ameaçando virar campeã da carestia, líder da cesta básica, e agora bateu todos os recordes como a mais inflacionada das cidades brazucas e também no acumulado de 12 meses, segundo o IBGE. Vamos destrinchar esse feito de março: temos fatores de sustentação como rede de supermercados e de shoppings, uma Ceasa com regular poder de mediação, sistema de pequenos armazéns e feirinhas, instrumentos de estocagem e fluxo de mercadorias, então por que o terror?

Agora que o STF, Procuradoria da União, Polícia Federal, comissão parlamentar, CGU e TCU intervieram no caso dos pastores fica mais forte a defesa de Bolsonaro do ministro Milton Ribeiro ("por ele ponho a cara no fogo"). Mais dez prefeitos ratificaram o ocorrido na pastoral do chuncho. No meio da decisão do STF a pergunta à PGR se investigará também o presidente Bolsonaro, essa de uma sutileza ímpar.

Sondagem

Por falar em Bolsonaro, a pesquisa Datafolha mostrou que Lula oscila para baixo (de 53% para 46%) e o capitão oscila para cima, e tanto que a diferença de segundo turno, que era de 29, cai para 21 pontos. Detalhe: Lula no segundo turno perde para Moro (42% a 34%) e para Ciro Gomes (46% a 37%). Se houver sorriso prestar atenção para ver se o ritus facial não é um derrame. Lula vai bem com as mulheres e os pobres, Bolsonaro com os ricos. No geral os números são esses: Lula 43, Bolsonaro 26, Moro 8, Ciro 6. É mais fácil acertar o campeonato nacional.

Devassa

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, dá 10 dias para que as indicações do orçamento secreto sejam reveladas. Com medidas como essa, já é o meu candidato presidencial.

LEIA TAMBÉM:

Delação sem prêmio
Trabalhar mais

Front

Como vamos de pandemia? Caiu a ocupação de leitos em fevereiro, no Paraná foram identificadas 51 variantes do coronavírus, de quarta a quinta 312 óbitos e 37.690 infecções, Paraná com 13 mortos e 2.392 casos, Curitiba 3 óbitos e 149 casos em 24 horas.

Vendaval

Forte o vendaval na Região Metropolitana e tanto que no Parque dos Dinossauros um dos exemplares gigantescos foi pro chão, embora a força eólica pudesse levá-lo para o espaço.

Telegram

Pelo jeito o esforço do TSE para convencer o Telegram a observar as normas vai dar em nada. Aliás, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que ele é polo organizador em outras plataformas para movimentos antivacina. Ele escolhe as causas e certamente o fará nas eleições.

Cracolândia

Falamos na Cracolândia de São Paulo como se não tivéssemos uma, linear, pegando boa parte do Setor Histórico aqui na capital. A paulista migrou por mais rotas de fuga, pois usuários de drogas se sentiam encurralados com frequência no entorno da praça Júlio Prestes, seu antigo endereço. A nossa aqui tende a consolidar-se pelo hábito da acomodação e a rotina do convívio.

Outra paulista

Por buracos e falhas em reparo de ruas entre janeiro e março a Sabesp foi multada em R$ 16,5 milhões. E aqui a nossa, quase tão famosa como a paulista em termos nacionais, como é tratada em relação a eventuais falhas?

Folclore

Ora pretendem nos comover com o sofrimento das famílias em meio a um cenário de fim de mundo na Ucrânia, mas ao lado disso também exaltam feitos guerreiros como afundamento de navios e derrubada de aviões russos e em outros momentos sugerindo que os invasores estão levando a pior, embora isso seja visivelmente impossível. Tudo tem o seu objetivo e na guerra do Vietnã inventavam que até os animais eram colaboradores, como abelhas que importunavam os ianques.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.