Pesquisa do Instituto de Economia da Fundação Getúlio Vargas revelou que 7 milhões de brasileiros entendem que poderiam trabalhar muito mais do que habitualmente fazem. Certamente aí não se incluiriam jornalistas que revezam entre a TV aberta e a programação da Globonews durante todo dia.

Front real

Há quase 4 milhões de faltosos com relação à dose de reforço no Paraná. Após dois anos, Curitiba teve primeiro dia sem internação. No estado, a média móvel de óbitos caiu 60,4% desde o pico da Ômicron e tivemos 31 casos e 4 óbitos decorrentes da gripe H3N2. Entre segunda e terça tivemos 410 óbitos e 41.838 infecções em 24 horas, Curitiba segue com menos de 2 mil casos ativos. No meio de tudo isso o inusitado: médico denunciado por homicídio após prescrever cloroquina a menor de 12 anos.

Repique

A Rússia, em função das sanções (muitas mais no disparo), exige pagamento dos seus produtos em rublos para reduzir efeitos do cerco. Insinua emprego de arsenal nuclear e se desespera em não conseguir a rendição de cidades estratégicas da Ucrânia. Insiste em falar em ruptura de relações com os EUA, o que jamais foi cogitado ao longo da verdadeira guerra fria. Já do lado da Otan há promessa de ajuda de até 400 mil euros para atender efeitos das sanções nas empresas aliadas.

Espanto

88% das empresas surgidas no Paraná em meio à pandemia conseguem, surpreendentemente, sobreviver mesmo com todas dificuldades. Mesmo com o horizonte anunciando a possibilidade de a Selic poder chegar a 14%.

Interdição

Ao Conselho Regional de Medicina não houve alternativa e se viu obrigado a interditar, por suas condições precárias, o Complexo Penal de Pinhais.

Polêmica

Segue a discussão por parte de sanitaristas mais radicais em torno da flexibilização do uso de máscaras e as resistências se dão em universidades e sindicatos contra a abolição. Aqui o governador promete reduzir o uso em ambiente fechado para a próxima semana.

Efeitos

Não são poucos os efeitos perversos decorrentes da pandemia: supressão de cirurgias seletivas, queda de transplantes, êxodo escolar e esforço agora de recuperação e especialmente o despencar da vacinação infantil ao pior nível de adesão em três décadas no país. Em função disso índices de cobertura caem e os surtos se tornam inevitáveis.

Cracolândia

Atribui-se ao tráfico a decisão de dissipar a cracolândia em São Paulo. Houve dispersão, mas ela acabou se fixando na praça Princesa Isabel.

Queda

O dólar continua em queda e chegou ontem a se fixar em R$ 4,84. A ocorrência mexe com apostadores compulsivos, que se surpreendem com o menor valor em dez meses. Ibovespa mostra melhor desempenho, o que se dá desde o início de setembro do ano passado.

Tempo ruim

Ministério Público Federal pediu a condenação de Bolsonaro por improbidade no caso da ex-secretária parlamentar Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí. Era "assessora" em 2018 do deputado federal. Afora isso temos o caso dos pastores, estimulado por Bolsonaro, para receber recursos na pasta da Educação e compromete pessoalmente o ministro Milton Ribeiro e cujo envolvimento aparece em gravação.

Folclore

Agora o STJ decidiu, por uma de suas turmas, que o procurador Deltan Dallagnol deve indenizar Lula pelo "Power Point". E quem do Judiciário fará autocrítica de sua posição na fase mais vigorosa da Lava Jato, quando o mundo inteiro destacava o fluxo judicial?