O PIB do primeiro trimestre surpreendeu ao atingir alta de 1,5%, segundo a Fundação Getúlio Vargas. Também foi bem recebida a notícia de que a renda brasileira se manteve estável e que a taxa de desemprego no Paraná é de 6,8%, quase a metade do indicador nacional, o que levou alguns setores oficiais a se referirem que estaríamos com pleno emprego. Abrimos a semana com 10.294 vagas, a boa média de sempre. E como rotina tivemos promoção de empregos por uma rede de supermercados em três bairros com nada menos de 120 vagas. Há ainda alta de 15% em contratos temporários. Em São Paulo a oferta de pouco mais de 10.400 vagas no Vale Anhangabaú teve menos gente do que em edições anteriores.

Pacto federativo

A decisão liminar contra o ICMS dos combustíveis acertado no Confaz, conselho de secretários da Fazenda, encontra reação em todas as unidades federativas e pretende-se que o plenário do STF dê a palavra final sobre assunto que diz respeito ao pacto federativo.

O golpe

A forma como o presidente Bolsonaro atua contra o sistema eleitoral e o Judiciário (como fez ainda agora em almoço com empresário do ramo dos supermercados aos gritos prenunciando eleições conturbadas) levou a maioria dos partidos a enxergar aí a possibilidade de um golpe, mas isso se tornou de tal forma uma rotina que os presidentes da Câmara e do Senado (que tantas vezes defenderam a democracia), do Judiciário, Ministério Público se recusaram a opinar, bem como a OAB, CNBB. Parece existir o entendimento de que comentar seria dar mais eco às expansões do presidente. O fato é que o risco se faz evidente demais.

Ovnis em pauta

Se aqui a ameaça do golpe não preocupa nos EUA, houve ontem em cinquenta anos a primeira audiência pública sobre OVNIS. Discos voadores, afinal documentados (ainda que cientificamente negados), foram alvo de discussão formal para ver se há riscos para segurança nacional. Aqui há e calar virou jeito de combate.

LEIA TAMBÉM:

Trabalho
Desemprego

Front

Entre domingo e segunda houve 89 óbitos e 14.873 infecções em 24 hora, em Curitiba apenas uma morte e 1.477 contágios e casos ativos mais de 7 mil. A média móvel de mortes fica em 115. Há preocupação agora com a dengue que de janeiro a abril tivemos 654,8 mil notificações, enquanto se nota a falta de reagente de testes. Reposição de kits moleculares (diagnóstico da dengue, Chikungunya e zika) é prevista pra junho. Na Espanha é esperada a adoção da licença menstrual como já tem no Japão, Indonésia, Coreia do Sul. Há a crença de que a medida melhora a qualidade de vida e a produtividade.

Pedágio

Deputados estaduais estão cobrando detalhes sobre as novas concessões do pedágio no Paraná e cada vez aumenta mais a crença de que seguirá com as mesmas deformações dos contratos anteriores e com custo insuportável. Chatice homérica será sua inserção de novo na campanha eleitoral.

Silêncio

O Ministério da Saúde impôs sigilo de seus estoques de itens vencidos sob a alegação de que os dados podem ser usados para especular preços pelos laboratórios.

Só o agro

Uma avaliação comparativa com a indústria e os serviços mostrou que a produtividade brasileira teve crescimento robusto na agropecuária e isso se deu ao longo dos últimos 26 anos. O agro é pop, tá na Globo.

Folclore

Como não consegue deter a alta do petróleo, o governo não sabe como deter a conta da energia, cuja alta média será de 17% no Nordeste e de 12% no Sudeste.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.