A taxa de desemprego do Paraná nada tem de pequena, mas de qualquer forma é quase a metade da nacional, com 6,8% no trimestre, segundo o IBGE. A cada abertura semanal temos a oferta média de 10 mil vagas e ocorrências como a de sexta-feira (13) de 1.781 vagas para operadores de telemarketing e aquela de 600 vagas em mutirão entre empresas e a igreja do Perpétuo Socorro, em Curitiba, revelam disponibilidade farta. A taxa é estável em 24 das 27 unidades da federação, aparecendo Bahia, Pernambuco e Rio como as de maior incidência de desemprego.

Pesquisas

Lula 44%, Bolsonaro 32%, Ciro Gomes 8% é a apuração feita pelo Ipespe. Um dia antes tivemos a do Genial-Quaest, que deu Lula 46%, Bolsonaro 29%. O fato é que a diferença já foi maior.

Front

Entre quarta e quinta 136 mortes e 22.107 infecções em 24 horas no Brasil, em Curitiba um óbito e 1.318 casos. Como se percebe, a taxa de mortes cai, mas permanece alta a de infecções. Mais de um ano após infecção há 23 sintomas. Quadros respiratórios agudos crescem em adultos no Paraná e em mais 16 estados.

Afastamento

O Conselho Nacional de Justiça, CNJ, determinou o afastamento de juíza no Paraná por fazer postagens ofensivas ao pré-candidato do PT.

Festa

Rua da Cidadania da Matriz, no centro da capital, completou 25 anos e entre os eventos comemorativos funcionou um sacolão de hortifruti a R$ 2,87 o quilo dos seus variadíssimos produtos. Numa época em que a cenoura bate os 150% de alta foi uma festa.

Pai solo

Decidiu o STF que um funcionário da Corte na condição de pai solo tem direito a licença de 180 dias. O empresariado num momento como em que estamos vivendo reagiria ao entendimento como jurisprudência.

Negacionismo

Ministério da Saúde, um ano e meio depois do começo da vacinação, tenta superar os resíduos das bandeiras negacionistas de Bolsonaro e que respondem pela baixa cobertura da vacinação. Em algumas regiões como Roraima 64% da população recebeu apenas uma dose. Pesquisa inédita mostrou que um anti-inflamatório reduz o risco de morte por Covid-19 após internação. Prescrição de corticosteroides orais nos primeiros dias após a saída hospitalar apresenta menor risco de morte.

Bateção de cabeças

Continua confuso o cenário em coma dos cracódromos em São Paulo. Agora a polícia e a prefeitura pretendem levar usuários para a delegacia, apreender cachimbos e encaminhar dependentes químicos para atendimento médico. Usuários fazem novos pontos, interditam rua e fazem comércio fechar. Aqui em Curitiba, a acomodação nessas relações é visível na calma imperante no Setor Histórico com aparência de normalidade. Houve época que São Paulo cogitou contratar Jaime Lerner para enfrentar o fenômeno.

Vigoroso

A melhor e mais vigorosa intervenção em defesa do Judiciário atacado pelo governo foi a do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que prometeu lutar para que não se isole aquele Poder, o que é incompatível com a prática da democracia.

Hepatite

O surto de hepatite misteriosa já está em mais de 20 países. No Brasil o maior número de casos está em São Paulo. O infectologista David Uip foi nomeado para uma secretaria de combate a doenças infecciosas. Ele que sempre esteve à frente do combate ao coronavirus afirmou que não adianta, numa epidemia, sair correndo cada um para o seu lado para fazer um planejamento, o que aconteceu em escala mundial.

Folclore

Na pesquisa Genial-Quaest a rejeição mais alta é de Bolsonaro-Doria com 59%, Ciro Gomes 55%, Lula 43%. Está difícil achar o menos ruim.