O voto sigiloso dos ministros do STF é apenas um palpite. Imagine-se não se saber a origem do atraso da Corte Suprema dos EUA, mal que aparenta irremediável, como o demonstrou no caso do divórcio. Lula cada vez mais tortuoso em emitir opiniões cercadas de primarismo.

Ciclone

Não temos vulcões nem furacões, mas os ciclones mostram que o paraíso não é aqui. Não é a primeira vez que se dá no Rio Grande do Sul com dezenas de cidades inundadas e 31 mortos, 4 mil fora de casa. Ações policiais também lembram ciclones, como as do litoral paulista com 28 mortos, a mais letal desde o massacre do Carandiru.

Desfile

O desfile dos pinguins com sua roupagem a rigor foi assistido por privilegiados moradores das praias do Pontal. Eram 17 que saíam da reparação médica da unidade da Universidade Federal para retorno ao mar.

Escravidão

Como se despertássemos de um pesadelo, vemos o Ministério Público do Trabalho em ação contra casos análogos à escravidão com mais de centenas de trabalhadores recuperados.

Voto ciclônico

A Câmara Municipal de Curitiba votou em 11 segundos o aumento da representação dos vereadores. Na pressa há tudo, menos raciocínio.

Intermináveis

Intermináveis como a Linha Verde processos judiciais como o do Carandiru em São Paulo e o da boate Kiss, cujos juris foram anulados. Quem o decidiu no caso gaúcho foi o STJ por 4 votos a um.

Desenrola

Câmara Federal aprovou PL com regras para o "desenrola Brasil" e prevê um teto para os juros do rotativo do cartão de crédito equivalente à dívida original, caso as instituições financeiras não apresentem em 90 dias uma proposta para reduzir taxas.

STJ decide

As operações de apuração de financiamento do 8/1 estão ameaçadas por decisão do STJ, que detectou ilegalidades nas ações da PF. Já havia um bom número de enquadrados.

Contra marajás

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está empenhado em combater supersalário no serviço público. Uma versão nova dos anti-marajás. Fez essa declaração em meio à pressão de Arthur Lira pela reforma administrativa.

Descarbonização

Falta capital, segundo especialistas, para descarbonização do Brasil, anomalia que não se tira de letra com discurso otimista.

Títulos

O Tesouro Nacional terá três títulos para ações ambientais ou sociais. A primeira emissão de bônus sustentáveis deve ser feita ainda neste ano.

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da FOLHA