A impressão é que a distância está encurtando: pesquisa da FSB-BTG deu Lula 44% , Bolsonaro 31%, Ciro 9% e Simone Tebet 2%. Depende da pesquisa e da metodologia esse diferencial. O pior é quando instituto veste camisa.

Estagiário

Há no Paraná neste exato momento 4 mil postos de estagiário. Como no caso das vagas concretas de emprego - cerca de 10 a 12 mil na primeira semana do mês - há uma redistribuição em parte maior no interior. Agora nos estágios se reproduz a movimentação, com 1.758 na capital. Isso é explicável pela existência de uma rede mais consolidada de vagas em Curitiba.

Front

Curitiba começou a vacinar crianças de 3 e 4 anos com a Coronavac. No Brasil tivemos 42 óbitos e mais de 10 mil casos em 24 horas, no Paraná 1.340 infeções e nenhuma morte. O fato novo, marcante, foi a volta às aulas na segunda, ainda um pouco descuidados, nem sempre com a máscara.

Real

No meio da balbúrdia, a moeda brasileira, o Real, com poder de compra expressivo tanto na Argentina como em países da América Latina.

Reflorestamento

Está aí um bom exemplo: as regionais da capital vão distribuir bem planejada partilha de 5 mil mudas de árvores.

LEIA TAMBÉM:

Mudou o disco
Ainda as urnas

Samek vice

O petista Jorge Samek, sempre muito vinculado ao ex-governador Roberto Requião, vai ser o seu vice na chapa lulista da eleição governamental. O discurso de Requião como sempre é nacionalista e antiprivatista. E pretende aplicar croque em Ratinho Junior e seus gastos. Por exemplo: diz que o engordamento da praia de Matinhos estaria mais caro que o de Camboriú, perto de onde Requião veraneia.

Mais armados

A Polícia Federal mapeou os estados bolsonaristas, aqueles em que ganhou a eleição, como os que adquiriram mais armas. Entre 2018 e 2021 o número de armas registradas passou de 39 mil para 163,7 mil nas 16 unidades da federação que optaram pelo atual presidente.

Punição

Até agora o TSE não puniu Bolsonaro pela campanha fajuta contra as urnas eletrônicas, mas afirma que agora vai fazê-lo no processo eleitoral. Também Bolsonaro respondeu ao questionamento de Edson Fachin, presidente do TSE, que lhe deu cinco dias para tanto. Por sinal que na convenção do PL Jair Bolsonaro atacou o STF, chamou para a grande concentração de 7 de Setembro e disse que morrerá lutando pela liberdade.

Fundos

Governo Bolsonaro estuda flexibilizar regras de fundos de pensão das estatais. O projeto altera regras de financiamento dos regimes de previdência complementar de servidores e dos fundos de pensão das estatais. Há controvérsias e receio de impasse fiscal no temor de fatura bilionária.

Os bancos

Lula quer bancos públicos atuando na infraestrutura como fiadores de empréstimos. BNDES, BBs Caixa poderiam criar fundo para garantir crédito de empresas. Em síntese é valer-se dos bancos públicos para retomar o crescimento econômico.

Voto e Pantanal

Uma das tendências nas novelas da Globo é a de inseri-las no calendário do momento e o "Pantanal" abriu discussão sobre a importância do voto para ajustar-se ao período do horário eleitoral. O texto, como sempre, não penderá para qualquer sugestão partidária, mas esquentará o tema.

Michel pacificador

O ex-presidente Michel Temer, contrário a constrangimentos a Simone Tebet, defende que o MDB dispute no primeiro turno para depois cogitar de aliança decisiva; resiste ao apelo daqueles que o desejam como candidato do partido.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.