No Paraná, segundo o Ipespe, Lula faz 44%, Bolsonaro 30% e Ciro 9% em amostragem sem Moro. Já Ratinho Junior sai na frente para governador. Essa aproximação vai aumentar o jogo de pressões sobre o governador, a não ser que o PSD desista de candidato próprio e resolva, como dizia Brizola, costear o alambrado de Lula.

Eleitor jovem

Em apenas um mês o número de jovens eleitores no Paraná cresceu 26,5%. Boa a providência do TSE enfocando em seus institucionais a questão. Em amostras do Datafolha Lula estaria aí à frente de Bolsonaro.

Front

Entre segunda e terça tivemos 216 óbitos e 35.465 infecções. Em Curitiba há o menor número de casos ativos de Covid desde junho de 2020 e depois de três dias houve um caso de morte.

Butcha

Não houve convencimento da fala de Zelenski sobre crimes de guerra que os russos teriam cometido em Butcha (ataques a civis desarmados), mas agora quem está pedindo rigor na investigação é a China. Bancada russa tirou de letra as denúncias, chegando ao ponto de afirmar que ucranianos teriam usado para dissimulações tropas da Otan. Mentira em guerra é rotina. A verdade só depois da fermentação histórica.

Inflação

Diesel, gasolina e fertilizantes turbinam a inflação no atacado. Grande parte das sanções prometidas contra a Rússia não prevaleceu tal a dependência de países europeus do gás e do petróleo russos.

Qualidade

Surpreendentes os níveis dos cursos de Administração Pública e de Geografia mantidos pela Universidade Federal no litoral, segundo o MEC. Por sinal que a UFPR está mantendo o cerco sobre os estudantes que fizeram o trote violento e nada menos de 25 deles estão afastados.

Pólio

A baixa vacinação contra a poliomielite acendeu o alerta para a doença no Brasil. O risco aberto do retorno da doença foi admitido de novo pela OPAS (Organização Pan-americana de Saúde), posto que a moléstia continue caracterizada como eliminada. Em 2012 chegamos a uma cobertura vacinal de 96% que em 2021 mal alcançou 67%.

LEIA MAIS:

Libelo na ONU
Petrobras amarrada

Pânico

Em São Paulo modalidade de roubos e assaltos por agentes em motos está levando a população ao desespero. Em alguns casos os criminosos se deixam passar por entregadores de aplicativos. Costumam também agir em grupos que levam os objetos roubados e impedem o flagrante.

Consórcios

Fraude de R$ 100 milhões em consórcios de automóveis do Banco do Brasil investigada pela Polícia Federal se desenvolve em três estados: Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Putin

Segundo o centro independente Levada, mesmo com as sanções de guerra, a popularidade de Putin surpreende com aprovação de 83% em pesquisa de 24 a 30 de março. O governo não deu calote, reergueu o rublo ao nível pré-guerra. O fato é que importadores do gás, do petróleo e defensivos agrícolas seguem mantendo o fluxo.

Folclore

Residuais da Lava Jato surgem como fantasmas. Tal é o caso da Ecovias em que concessionárias pagaram ao menos R$ 2,9 milhões em propina a conselheiros do TCE paulista, que promete esclarecer dúvidas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.