O presidente Zelenski, da Ucrânia, parece ter acionado a arma final: denúncia de crimes de guerra dos russos e em especial na região de Butcha, na ONU, reivindicando um novo aparato de segurança que não esteja bloqueado por vetos. Mostrou firmeza nas convicções e, como sempre, impressionou bem. No direito escrito as grandes potências têm poder de veto e esse fator é dado como elemento básico para sustentar o equilíbrio. Na sua ida a Butcha Zelenski apontou a morte de civis como genocídio. Lembro de um filme de Cantinflas em que na última fala ele anuncia, como jornaleiro, reunião das cinco grandes nações com as 180 pequenas.

Na sexta

Lula anuncia que na próxima sexta-feira o partido socialista, aquele de João Mangabeira, anuncia e consolida a chapa de vice com Geraldo Alckmin. Lula adianta que se vencer a eleição Dilma Rousseff não fará parte do governo. Tenta marcar pontos com isso, mas também perde. Menos, mas perde.

Front

Entre domingo e segunda 115 óbitos, 2.532 casos, no Paraná 11 mortes e 1.780 infecções. No Paraná a letalidade em crianças cai de 1,6% em 2020 para 0,1% em 2022, em Curitiba sem mortes pelo quinto dia e só um paciente em UTI. Enquanto isso percebia-se alastramento em 35% de casos de dengue e suas sequelas no Brasil, e o que é pior, não disponíveis vacinas.

Troca-troca

Antes da janela havia 18 partidos representados no legislativo estadual, agora caíram para 12 e o PSD, de Ratinho Junior, tem 15, maior bancada. União Brasil tem 8, PP 6, PL 5, PT 5, Republicanos 5, PSDB (que foi governo duas vezes seguidas) 3, MDB 2, Pros 2, PDT-Cidadania e Democracia Cristã 1. A vantagem de Ratinho, numérica, é fator relevante para sua opção federal e seu líder é do PL, Marcelo Michelleto, o que visa equilíbrio. Mais da metade dos parlamentares trocaram de camisa.

LEIA TAMBÉM:

Petrobras amarrada
Carestia sem controle

Voos

Depois de prolongados dois anos, o aeroporto internacional Afonso Pena (fica numa colônia de São José dos Pinhais e não na capital) retomou voos internacionais.

Páscoa

Preços dos produtos de Páscoa subiram, mas ficaram abaixo da inflação. Assim mesmo espanta o fato de ovos de chocolate serem vendidos em oito e até dez prestações.

CPI municipal

Duro o enquadramento da CPI da Prevent Senior na Câmara Municipal de São Paulo que faz acusações a 22 pessoas por 52 crimes. Pelo jeito foi além da CPI da Covid no Senado. Agora segue para o Ministério Público.

O mais remoto

No momento em que desastres naturais se tornam frequentes e trágicos no Brasil e a qualquer alerta como o feito agora no Paraná com anúncio de chuvas fortes e vendavais é imperioso pensar nas questões mais remotas, como a do clima, até porque já se apurou que o mundo reduziu a chance de limitar aquecimento global a 1,5º C. Por sinal que o aumento das emissões de gases-estufa esquenta a disputa entre EUA e China nos compromissos climáticos.

Recessão

A União Europeia, aumentando as sanções, vai impor o bloqueio à importação do carvão russo. Todavia os alemães temem o racionamento de energia e os industriais calculam prejuízo de bilhões de euros com a crise de oferta de gás decorrente da guerra na Ucrânia.

Folclore

No Podemos há ressentimento em relação ao drible que levou de Sergio Moro, mas o partido parece não ter noção de suas dimensões minimalistas, tanto que no Paraná tem três senadores e nenhum deputado estadual, como o fim da janela revelou.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.