|
  • Bitcoin 121.259
  • Dólar 5,0515
  • Euro 5,2137
Londrina

Luiz Geraldo Mazza

m de leitura Atualizado em 21/07/2022, 03:46

E na bomba?

Segundo especialistas, em média o litro custará R$ 3,86. É forte, mas não suficiente porque a inflação terá ainda a prensa dos alimentos

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 21 de julho de 2022

Luiz Geraldo Mazza
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Caiu o preço médio da gasolina em 4,9% nas refinarias, seguindo a tendência de queda nas cotações internacionais de petróleo. É a primeira mudança de preços na gestão Caio Paes de Andrade na estatal. Segundo especialistas, em média o litro custará
R$ 3,86. É forte, mas não suficiente porque a inflação terá ainda a prensa dos alimentos. 

Acidentes 

Continuamos com alta de acidentes de trabalho, embora as cautelas adotadas. No Paraná a cada 13 minutos rola um deles, sinistrose que precisa ser combatida com mais intensidade. 

Crimes 

O momento é de tipificar crimes, seja o do homicídio do tesoureiro do PT  de Foz do Iguaçu ou a caracterização dos crimes cometidos por Bolsonaro em sua reunião com embaixadores, que seriam passíveis de impeachment. Procuradores cobram providências do Procurador-Geral, Augusto Aras. Colocar em xeque o sistema eleitoral na comunidade internacional é a pendência antijurídica. EUA cotam modelo eleitoral brasileiro como dos melhores do mundo e órgãos como a Transparência Internacional desmentem o presidente do Brasil. 

Convenções 

Foi dada a largada das convenções partidárias e já se sabe que o primeiro candidato presidencial será o do PDT, Ciro Gomes, ainda sem o vice, que provavelmente será em chapa pura. Há alguma semelhança entre o candidato e lideranças históricas como as de Brizola e Darci Ribeiro? No PSDB do Paraná Cesar Silvestri será o primeiro candidato ao governo.  

OAB prensada 

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica, CADE, pega no pé da Ordem dos Advogados do Brasil pela prática aberta de não estimular a concorrência no exercício da profissão. É o questionamento do empresarialismo na área com escritórios gigantescos e com ação internacional. É a apreciação dos limites nas gigantes do ramo, sejam as de caráter nacional ou regional, tema afinal dos limites da competição ameaçada. Outra ameaça é aquela histórica do Tribunal de Contas da União em fiscalizá-la. 

LEIA TAMBÉM:

Combustíveis
Intolerância

Dengue 

Uma epidemia se faz em endemia quando os hábitos sanitários passam a encará-la como normal e sustentada por monitoramento e ações diretas da população no combate ao mosquito transmissor. Já temos neste ano no Paraná 5.711 casos. 

Front 

Entre segunda e terça 378 óbitos e 78.405 infecções em 24 horas. São Paulo começou a vacinar crianças de 3 e 4 anos com comorbidade. Há falta de estoques, segundo a Prefeitura, e a pasta da Saúde pretende remanejá-los. Apurou-se que a Covid aumenta chances de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares. Em Curitiba Upas (Unidades de Pronto Atendimento) registram aumento de problemas respiratórios. 

Negativa 

Pelo jeito vamos ter uma série de questões entre os candidatos ao Senado, Alvaro Dias e o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro. Agora Moro nega que tenha sido apadrinhado por Alvaro e sim que o padrinho dele é o povo brasileiro. Está pegando o jeito. 

MDB 

Agora na briga contra a direção do MDB e a postulação de Simone Tebet os "históricos" do partido lembram dos seus feitos, dentre os quais sempre esquecem os vexames das candidaturas presidenciais de Ulysses Guimarães e de Orestes Quércia. Michel Temer está na onda contra Tebet e com isso atende ala pró-Lula. 

Inflação 

A alta da inflação vem reduzindo a variedade de produtos nos supermercados concentrando estoques em itens com maior saída conforme pesquisa. Isso mexe com os fundamentos do mix mercadológico, essência do sistema. 

Cobrança 

A Federação Nacional das Associações de Gestores da  Caixa entrou com ação coletiva no TRT da 10ª  Região por assédio moral. Desde 2019 ofícios relatando episódios de assédio e intimidação deram em nada. Agora  com a crise geral espera-se atendimento. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.