Números de mortes por intolerância política já superam o registrado em quatro eleições nacionais. Até aqui as alianças contra o fenômeno guardam sinal de precariedade e é visível que para boa parte do público isso é normal. E basta assim parecer para assim continuar.

Pesquisa

No Distrito Federal o "pega" é pra valer e uma das pesquisas deu Bolsonaro com 36 e Lula com 32, dependendo da margem de erro quase um empate.

Front

49 mil em Curitiba ontem tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid. No Brasil entre domingo e segunda 55 mortes e 10.805 casos, Paraná com 3 óbitos e 912 casos em 24 horas.

Sedução

A sedução do centro político é a característica do momento que vivemos: em São Paulo pré-candidatos ao governo agem nesse sentido para capturar o eleitor, o que se dá com Fernando Haddad (PT), Rodrigo Garcia (PSDB) e Tarcísio de Freitas (Republicanos). A dissimulação é ingrediente indispensável da mexida no espectro político-ideológico.

Tipificação

Com o fim da Lei de Segurança Nacional não haveria como tipificar um delito político tal o caso de Foz do Iguaçu, segundo as autoridades policiais da região. É questão técnica da adequada tipificação, questão chave em matéria penal, o que vai render polêmica. A LSN, anti-lei, segundo os juristas, não é uma boa lembrança. Faz mal até a memória.

Fundos sobem

Aqueles fundos que apostam na alta e queda da Bolsa subiram até 10%. Contra a maré fortemente negativa, fundos "long and short" obtiveram ganho bem acima das médias.

Arbitragem

Especialistas criticam projeto na Câmara Federal que muda lei da arbitragem. Ocorre que a mediação é utilizada em conflitos entre empresas em disputas societárias e busca solução sem precisar do uso da ação judicial.

Depressão & ansiedade

Suicídios sobem sem parar e já matam mais que acidentes de moto. É o que chamam alguns médicos de "segunda pandemia", com a frequência de casos de depressão e ansiedade. Estamos diante da depressão, ansiedade, esquizofrenia, suicídio. Explosão de transtornos mentais em níveis raramente apurados. Nos últimos vinte anos os suicídios dobraram no país.

Judias e judeus

Um manifesto "judeus e judias com Lula e Alckmin" mexeu com a calma ambiental da Confederação Israelita do Brasil. Essa disputa se faz muito no campo religioso e mexe com o mais discreto deles.

Inflação

O IPCA cede de 7,57% a 7,54% e o IGP-10 oscila de O,60% em julho ante alta de 0,74% em junho.

Devastação

Perdemos um estado com as dimensões do Rio de Janeiro em desmatamento nos dois últimos anos. Aqui no Paraná a ameaça maior é o desmate da Mata Atlântica.

Partidos glutões

Custos de almoços, jantares e convenções no quadriênio de 2017 a 2020 chegaram a R$ 11,2 milhões. A lista vai de hambúrgueres a churrascada, passando pelo pão com ovo.