É esperada, no mínimo, uma alta de 40% no movimento das estradas em função do feriado. No ano passado tivemos mais de 90 mortes nos acidentes, razão pela qual as polícias rodoviárias, estadual e federal, fazem esquemas preventivos especiais. Muito cuidado nas recomendações sobre os trechos interditados nas rodovias.

Sinais

Em meio a tantos sinais negativos, dois bons: a retomada no mercado de veículos usados no Paraná cresceu 23% na venda de 96 mil unidades em maio. No país houve crescimento de 25%. Um atacadista de Curitiba vai abrir mais duas lojas e ofertar 440 vagas de trabalho formal.

Front

No país, alta de internações hospitalares de crianças menores de 5 anos pela Covid e que não podem ser vacinadas. Entre segunda e terça houve 174 óbitos e mais 47.966 infecções em 24 horas, no Paraná 14 mortes e 3.363 casos, em Curitiba 4 óbitos e 974 infecções. Mortos por dengue quase dobraram nesse ano. Observou-se na questão da pandemia que o risco de morte é 61 vezes maior em não vacinados

Idosos

No ano passado houve 414 casos de respeito aos direitos da pessoa idosa, mas as infrações permanecem, como sempre, em alta.

Cassação

Uma decisão do Tribunal de Justiça pode levar à recondução do vereador Eder Borges à Câmara Municipal de Curitiba, cuja vaga foi assumida por Mestre Pop.

Mais veto

Algumas empresas do setor aéreo defendem a tese da derrubada do veto de Bolsonaro ao despacho gratuito de bagagens em voos. Argumentam em favor da concorrência.

Recuo

Lula continua recuando, agora desistindo da revogação da reforma trabalhista do plano de governo. A continuar no estilo perde a identidade e a raivosa, mas firme, de Bolsonaro não muda. De repente tudo fica numa disputa de direita, como a do Senado no Paraná.

LEIA TAMBÉM:

Amazônia & estufa
Mais desigual

STJ firme

Decisão do STJ autoriza três pessoas a cultivar maconha para fins medicinais. Outra intervenção positiva foi na greve de auditores agropecuários reduzindo seus gravames.

Ponto para Bolsonaro

Informa a Polícia Federal que a Telegram parece não colaborar com as investigações sobre fake news desejada pelo TSE. Ponto para Bolsonaro e sua turma, que acham a restrição à livre manifestação democrática.

Expectativa

Tanto no Brasil como nos EUA a expectativa ontem era de alta dos juros para conter a inflação, aqui em 13,75%, e que o Copom voltaria a fazer alertamentos para riscos fiscais. Previsão é que a taxa básica de juros, Selic, vá de 12,75% a 13,25% ao ano.

Paralelismo

Tentou-se a analogia entre o caso da Amazônia e o do Rio de Janeiro nas áreas de domínio do crime organizado, o que faz prevalecer um estado de anomia, pelo paralelismo e superposição entre entes legais e informais, como é o caso clássico das milícias controlando até áreas do exercício profissional da engenharia e arquitetura e jamais respondendo pelos prédios que desabam.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link