Oito das 10 cidades brasileiras que mais emitem gases estufa são da Amazônia, Altamira a principal delas, o que é uma contradição em termos ambientais. Desmatamento e agronegócios respondem pela maior parte da emissão. São Paulo aparece em 5º e Rio de Janeiro em 8º. Essa é uma das evidências de que há todas as condições, como diz o presidente do Senado, para um "governo paralelo".

Imitando EUA

O lobby montado no Brasil em defesa das armas tende, ao longo do tempo, a reprisar aqui o que se deu nos EUA, onde só agora se estabeleceu, em função de massacre de jovens em colégios e espaços públicos, alguma restrição com pacto entre republicanos e democratas. Com o governo Bolsonaro ganharam mais força ante as iniciativas administrativas liberatórias. Na atualidade o grupo trabalha na tramitação de projetos que beneficiam colecionadores, esportistas e caçadores.

Melhora

Discreta melhora em indicadores do IBGE: serviços constituíram, pela segunda vez, o destaque, e nos transpores se chegou a números pré-pandemia.

Distorções

Com toda a gravidade do momento às voltas com a pandemia e as rotinas dela decorrentes, o Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia, CREA, detectou anomalias em crescimento de 47% nos hospitais da Região Metropolitana e Litoral. Por sinal que em 13 deles as UTIs estavam lotadas.

Corpus Christi

No feriado religioso de Corpus Christi é esperado na capital um aumento de movimento na Rodoferroviária da ordem de 60%.

Rotina

É uma rotina constrangedora essa da Sanepar se ver obrigada a suspender o abastecimento de água em sete bairros da capital em consequência natural do paralelismo com os serviços do complexo urbano.

Coxa

O Coritiba, graças à campanha regular do nacional, aumentou o seu quadro social para 42 mil integrantes, o que significa que 93% da meta foi alcançada.

Temor

O receio de um quadro recessivo e de inflação descontrolada e com a consequente previsão de altas de juros para controlar os fatores adversos levaram o dólar a R$ 5,1130 e a Bolsa de Valores afundou 2,73%, a 102.598 pontos. Entre as companhias com tombos está a Eletrobras, aquela mesma que o ministro Guedes afirmou que privatizá-la é como o filho que sai de casa, o que não afasta a hipótese dele voltar como o pródigo da Bíblia.

Front

Casos de síndromes respiratórias obrigaram São Paulo a abrir leitos. Hospitais municipais estão com 73% de UTIs ocupadas e 65% nas enfermarias. Entre domingo e segunda tivemos 53 mortes e 22.719 infecções em 24 horas. Nos números ainda há uma certa linha de acomodação, mas estão certas aquelas cidades que estão adotando o retorno das cautelas, como se deu em Belo Horizonte.

A véspera

Dias antes da greve de motoristas e cobradores em São Paulo, afinal fechada com acerto entre as partes, a polícia que investiga ligações da empresa Transunião de elo com o PCC (Primeiro Comando da Capial) achou uma rifa do grupo criminoso entre papéis da transportadora.

Folclore

Diz entidade representativa de grandes consumidores que os custos em energia representam 31% do preço final do pão, no macarrão chega a incríveis 38,4% , e nas cerveja, 26%. Mais da metade da conta de luz é composta por subsídios, encargos, taxas, impostos. E como governar sem impostos?