Você, assim como eu, fica morrendo de vontade de comer uma boa comida ou tomar um bom vinho quando assiste a algum filme ou série? Pois bem, a coluna de hoje é para você: vou listar alguns filmes que já assisti e que são deliciosos, literalmente! Se você não os viu, veja e me diga se realmente consegue passar incólume, sem ter vontade alguma.

A séire Peaky Blinders deixa o espectador com vontade de beber uísque
A séire Peaky Blinders deixa o espectador com vontade de beber uísque | Foto: Divulgação

O primeiro é “Comer, rezar, amar”. A protagonista Liz Gilbert faz uma viagem pela Itália, Índia e Bali, na Indonésia, e não tem como resistir aos encantos gastronômicos desses lugares, tão distintos entre si, semelhantes no despertar do apetite. É como se a comida fosse um personagem secundário, que caminha ao lado da personagem principal.

Por falar em viagem, é numa jornada assim que a gastronomia aparece no filme “Sob o sol da Toscana”. Nele, a escritora Frances Mayes decide comprar uma chácara nesse pedaço lindo da Itália e, enquanto termina seu livro, a culinária aparece com força. O curta-metragem faz o espectador mergulhar na gastronomia italiana. Sem volta!

Mas, a gastronomia também faz papel principal, como no filme “Sem reservas”, em que Kate Armstrong é uma chef de um restaurante renomado. Bastante séria e perfeccionista, conhece um outro lado da vida quando contrata o subchefe Nick. Literalmente, as cenas se passam entre panelas e pratos. E, com certeza, vai dar muita fome no decorrer da história.

Já a narrativa de Ratatoullie é mais fofinha. O filme de animação, da Pixar, ganhou o mundo ao contar a história de um rato que sonha em ser um chef. O que se torna possível quando ele faz a improvável amizade com Linguini, um ajudante de cozinha nada habilidoso de um restaurante famoso. O filme resgata a figura do crítico gastronômico, hoje não tão sisudo quanto o personagem retratado. Acabando de assistir, você certamente fará um ratatoullie, uma clássica receita francesa do século XVIII com legumes cozidos.

E a série Peaky Blinders, da Netflix? Você já assistiu? Ao longo das cinco temporadas disponíveis, duvido que alguém consiga resistir a degustar um whisky. A famosa gangue da Inglaterra de 1919, liderada pelo personagem Tommy Shelby, faz de tudo para manter o domínio e subir na vida. E o faz entre um copo de whisky e outro na mão. Foi a partir daí que me interessei em conhecer mais sobre este universo, tão vasto e atraente quanto o do vinho.

O importante é sempre estar preparado para atender às vontades gastronômicas despertadas pelos filmes e séries que a gente assiste. Também é uma maneira de conhecer mais e melhor sobre o assunto. E aí, qual será a próxima película?

Imagem ilustrativa da imagem Vontades gastronômicas despertadas por filmes e séries