Imagem ilustrativa da imagem Um gás para a trilha do Pico
| Foto: Istock

Domingo passado, voltei ao Pico do Agudo, em Sapopema, “descoberto” em 1534 e considerado um dos cânions mais profundos no Paraná, imponente sobre o Rio Tibagi. Embora tenha uma altura entre 1,1 mil e 1,2 mil metros, a caminhada até lá exige força, disposição e energia em 1,8 mil metros, com níveis de dificuldade que variam de médio a difícil. Nas duas vezes que fui, percorri a distância entre 40 minutos e 1 hora, parando de vez em quando para retomar o fôlego. A descida, talvez, seja pior, porque existe controle de “freios” nos músculos da perna. Desta vez, no entanto, resolvi me prevenir e tomar um energético natural.

Recentemente, conheci o Coffeine-se, da Harmos, um blend superfood artesanal criado e produzido pelo casal de amigos André Salvador e Giovana Spagnuolo Brunello. Ele, arquiteto-empresário, ela, médica. Resolveram misturar alguns ingredientes saudáveis para extrair um produto que dá um gás para atividades simples, desde treinar na academia, manter-se acordado para os estudos ou, até mesmo, realizar uma trilha como a que eu fiz. Basta misturar o blend com café ou leite e mandar ver. E vou te dizer uma coisa: eu já usei algumas vezes para poder manter o pique em um dia cansativo, mas, surpreendi-me com a funcionalidade pré-caminhada. Não abro mão mais.

Fez toda a diferença e fará quando for necessário. Substitui energéticos industrializados (ou quaisquer outros fármacos), que podem ocasionar problemas e consequências ao músculo do coração, se utilizados constantemente. Além de viciar o organismo, claro. Por outro lado, quando se misturam ingredientes naturais, é possível perceber que a natureza é tão sábia que é capaz de fornecer tudo o que precisamos para viver! O gengibre, por exemplo, que tem propriedades que atuam na perda de peso, no combate à azia e gases intestinais, é antioxidante e anti-inflamatório e tantos outros benefícios, também potencializa a energia, se misturado a outros itens, como cafeína, taurina, cravo, canela, açafrão, entre outros.

Aliás, o gengibre é uma das plantas cultivadas na minha horta, ao lado do açafrão da terra. Ultimamente, tenho percebido que a natureza é tão perfeita que dá tudo o que a gente precisa. Sejam as lenhas para o churrasco na cachoeira sejam os limões plantados no pé do Pico do Agudo, colhidos em meio à mata fechada... o importante é saber utilizar e desfrutar, sem agredir ou prejudicar o meio ambiente. E, assim, a gente muda os hábitos, pouco a pouco, valendo-se de recursos naturais para potencializar as atividades cotidianas.